Pplware

Portugal: Licenciados ganham em média 1.223 euros

Ser licenciado ou não em Portugal…eis a questão! De acordo com dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Portugal ser licenciado significa ganhar cada vez menos.

Se em 1998 um licenciado ganhava 1.518 euros líquidos por mês, em 2016 o valor baixou para os 1.223 euros.

Os dados são do INE e revelam que um licenciado ganha actualmente menos 20%  (cerca de 295 euros) comparativamente ao salário médio de 1998 para este escalão. Nestas duas décadas, o maior valor registou-se em 2014, quando o rendimento salarial médio mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem com curso superior foi de 1.568 euros

De quem é a culpa?

De acordo com o Expresso,  os cortes salariais deveram-se especialmente à crise (chegada da troika a Portugal) que por consequência fez aumentar os impostos e criou também uma crise no mercado de trabalho.

E quem não é licenciado?

Os dados do INE revelam também que os portugueses com ensino secundário ganham atualmente, em média, 777 euros mensais líquidos. Em 1998 o valor médio era de 865 euros (mais 88 euros/mês).

Para quem apenas tem o 9º ano, o valor médio atual está nos 639 euros. Em 1998 o valor era mais baixo e rondava os 610 euros, em média.

Se continua a valer a pena estudar? Claro que sim, até porque “o conhecimento é a maior arma que temos para o futuro”. Apesar da forte crise que se viveu em Portugal, os números indicam que o pior já passou e estamos agora numa fase de recuperação.

Exit mobile version