Pplware

Portugal: Legislação para carros autónomos já no próximo ano

Um das áreas em clara evolução dentro do segmento automóvel/tecnológico é a condução autónoma. A Tesla tem sido uma das que mais se tem destacado, pela positiva e negativa, mas há várias marcas a investigar e a investir nesta área, até porque, provavelmente, será um mercado com bom retorno financeiro.

João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, revelou hoje que o Governo irá avançar já no próximo ano com legislação para carros autónomos.

Apesar de considerar que o retorno da Web Summit apenas chegará daqui a cinco ou dez anos, o efeito deste grande evento já se começa a sentir em Portugal. Segundo João Vasconcelos, em declarações à Antena 1, o Governo vai avançar brevemente com legislação para carros autónomos para que, estes, possam circular brevemente, em modo teste, em Portugal.

Queremos criar legislação que permita usar as ruas de Portugal para piloto, para testes de carros

João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria

O secretário de estado considera ainda que esta é uma área estratégica para atrair startups e centros de investigação. Além da legislação para carros autónomos, o Governo vai também regulamentar os drones e as novas empresas tecnológicas ligadas à área financeira, as “fintech”.

Não estou satisfeito que a maior plataforma de ‘equity crowdfunding’ da Europa que é a Seedrs, que movimentou o ano passado 120 milhões de libras, que tem um fundador português, que tem uma equipa em Portugal, tenha sede em Londres porque o Reino Unido é o país onde a regulação mais rapidamente avançou. Isso não é admissível.

João Vasconcelos

A legislação para circulação de carros autónomos e drones deverá arrancar brevemente. No caso das “fintech” ainda não há uma estratégia definida.

Exit mobile version