Portugal, em especial as empresas e instituições de ensino superior e investigação, têm vindo a criar soluções reconhecidas no mundo. A mais recente novidade chega-nos do INESC TEC a que foi atribuída uma patente inédita para software.
Trata-se de uma ferramenta inovadora que facilita a recolha do tecido usado para reconstruir a(s) mama(s) que foi (foram) retirada(s), devido a uma mastectomia.
A tecnologia Accurate-BV é uma ferramenta de processamento de imagem médica que pode auxiliar equipas de radiologia que realizam reconstruções mamárias. O trabalho de mais de quatro anos foi desenvolvido pelos investigadores do Ricardo Araújo e Hélder Oliveira.
Tal como o ABS ou o MP3, a Accurate-BV é uma tecnologia que resulta das sinergias que decorrem da execução em computador de algoritmos inventados por humanos. São muitas as tecnologias que já se encontram protegidas desta forma e para a quais o Instituto Europeu de Patentes divulga uma série de exemplos e guidelines.
O trabalho do INESC TEC, intitulado “Method and Apparatus for the Segmentation of Blood Vessels”, é o primeiro a focar-se na segmentação de vasos sanguíneos de pequeno calibre em imagens médicas 3D. Consistiu no desenvolvimento de algoritmos para auxiliar equipas de radiologia de unidades hospitalares que realizam reconstruções mamárias através da técnica DIEP (Deep Inferior Epigastric Perforators).
Accurate-BV: Análise mais rápida e objetiva
Com o Accurate-BV os radiologistas passam a ter à sua disposição uma ferramenta que reduz em 90% o tempo de análise da imagem, possibilitando um planeamento cirúrgico mais completo e objetivo. A equipa do INESC TEC desenvolveu métodos de segmentação de vasos sanguíneos adaptados às difíceis condições existentes: vasos de muito pequeno calibre (cerca de dois milímetros), regiões de baixo contraste e até ausência de sinal.
Depois da patente concedida na Europa, estão em análise pedidos de patente nos EUA, China e Japão.