O bullying e o cyberbullying não são problemas que apareceram agora. Apesar das muitas ações de sensibilização, os resultados ainda não são satisfatórios. Relativamente ao cyberbullying este deverá ter mesmo crescido durante a pandemia.
O Ministério da Educação anunciou hoje a criação de uma comissão para o acompanhamento do combate ao ‘bullying’ e ao ‘cyberbullying’ nas escolas.
Comissão para o acompanhamento do combate ao bullying e ao cyberbullying
Segundo uma nota do Ministério da Educação (ME) enviada à agência Lusa, esta comissão, com caráter permanente, é presidida pela Direção-Geral da Educação (DGE) e sucede ao grupo de trabalho criado em 2019. O objetivo é desenhar estratégicas de combate, promover formação de pessoal docente e não docente e monitorizar casos.
O Governo justifica a criação desta comissão com “a importância e necessidade de continuar a apostar na erradicação da violência em contexto escolar e em particular do ‘bullying’ e do ‘cyberbullying’”.
Principais prioridades…
- Desenhar estratégias de prevenção e combate ao bullying e ao cyberbullying;
- Promover e monitorizar a formação do pessoal docente e do pessoal não docente, na área do desenvolvimento de competências sociais e emocionais;
- Impulsionar, acompanhar e monitorizar o Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e cyberbullying;
- Monitorizar a existência de situações de violência em contexto escolar, em particular destes dois fenómenos;
- Apresentar, no final de cada ano letivo, propostas de atuação.
O ME sublinhou que a prevenção e o combate à violência em contexto escolar, em particular ao ‘bullying’ e ao ‘cyberbullying’, afiguram-se como “essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2016-2030”.
De referir que, devido aos “condicionamentos provocados pela pandemia” de COVID-19 na execução de algumas das medidas previstas para o ano letivo 2019/2020, este projeto foi relançado este ano.
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