Pplware

Portugal: Está a chegar a rede móvel 4,5G?

A Web Summit foi o local escolhido para a PT e a Huawei demonstrarem, pela primeira vez em Portugal, o funcionamento da rede móvel 4,5G, tendo sido atingidas velocidades de 1.7 Gbps.

Na demonstração foi ainda utilizada, de forma pioneira, tecnologia NGPON2 desenvolvida na íntegra pela Altice Labs, em Aveiro, para suportar a conectividade entre as estações móveis e o core da rede.

O que anteriormente era apenas possível em condições laboratoriais, encontra-se agora disponível na Web Summit em Lisboa: numa demonstração única, a PT e a Huawei ultrapassam a barreira de velocidade de um gigabit para transferências de dados móveis na rede LTE. Esta rede garante 5x mais velocidade que a rede móvel actual e 2x mais que a velocidade premium de fibra ótica.

Há um legado de inovação e pioneirismo nas redes móveis que é agora reforçado com este importante passo a caminho do 5G. É mais um compromisso com o país e com os nossos clientes, numa aposta no investimento em tecnologia e nas redes de alto débito, que irão viabilizar o desenvolvimento de serviços cada vez mais inovadores e orientados a melhorar o dia a dia das pessoas, como os conteúdos em mobilidade, a “Internet das Coisas” e a “Indústria 4.0.

Alexandre Fonseca, CTO da PT

4,5G – A caminho do 5G

Hoje em dia, a necessidade de conectividade constante, a qualquer hora e em qualquer lugar, criou um verdadeiro “tsunami de dados” com a proliferação de conteúdos em vídeo, das soluções de Internet das Coisas (IoT) ou de Machine-2-Machine (M2M). Desta forma, as necessidades de transferência de dados de alto débito nas redes móveis são cada vez mais elevadas, sendo responsáveis pela evolução das atuais redes LTE (4G e 4,5G) para o 5G.

Para além de um débito mais elevado, superior àquele que se atinge hoje na rede fixa com as ofertas standard da fibra ótica, as redes 5G permitirão obter níveis de latência ao nível do 1 milissegundo, ou inferiores, e maior densidade de conexões por site, o que potencia o desenvolvimento de soluções de IoT e M2M. Permitirão, igualmente, fornecer mobilidade total para serviços de Vídeo 3D, 4K/UHD e de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).

Na demonstração que decorreu na Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, foi implementado espectro multibanda, usado atualmente pelas redes 2G / 3G / 4G comerciais, complementado através da agregação de até 5 frequências portadoras em multimodo FDD + TDD e usando tecnologia MIMO (4X4 MIMO) e conjugando modulação 256QAM.

Durante a demonstração, a PT e a Huawei apresentam as mais recentes soluções de tecnologia 4,5G, utilizando plataformas de HW e SW comerciais, Huawei Lampsite FDD e Macro TDD em conjunto com dois dispositivos protótipo, com a capacidade de transmitir tráfego de dados através de cinco frequências portadoras usando MIMO 4×4.

Parceiras de longa data, PT e Huawei estão ambas comprometidas com o desenvolvimento continuado de tecnologias de comunicações móveis e no lançamento de redes LTE cada vez mais rápidas e avançadas em Portugal. Em 2014, as duas empresas fizeram uma demonstração com duas frequências portadoras, atingindo velocidades de 300 Mbps, serviços esses que já se encontram disponíveis na rede LTE comercial da PT. ​

Exit mobile version