A segurança de dados pessoais é provavelmente um dos temas mais debatidos no mundo da Internet. Em Portugal têm sido reveladas algumas situações que mostram claramente a falta de cuidado no que diz respeito à proteção de dados.
Depois da notícia que denunciava a existência de um ficheiro com informações de 230 mil utentes do Serviço Regional de Saúde dos Açores, sabe-se agora que há uma listagem com informações de menores de Angra do Heroísmo disponíveis na Internet.
Segundo a Lusa, na página da Internet da escola básica integrada de Angra do Heroísmo, os endereços eletrónicos de diversos estudantes surgem acompanhados do nome completo, idade, turma e ano de escolaridade, em listagens do departamento de Matemática do estabelecimento de ensino.
As listagens dizem respeito à resolução do “problema do mês”, e além das informações referidas anteriormente surgem também as notas que os alunos obtiveram neste ano letivo neste concurso.
O diretor regional da Educação, José Freire, reconhece que “esta informação está na Internet, mas não devia estar”. A agência Lusa pediu um esclarecimento sobre a situação à Comissão Nacional de Protecção de Dados, mas ainda não obteve resposta.