Cada vez mais as pessoas vivem agarradas ao seu smartphone. Seja em casa, no trabalho, no carro e claro, na rua, enquanto passeiam/andam pelas vias de circulação.
A pensar na segurança dos peões a Câmara Municipal da Amadora decidiu instalar um tipo de semáforos no chão… para os utilizadores que andam agarrados ao smartphone.
Há cada vez mais acidentes com os chamados ‘zombies digitais’, pessoas que nem para caminhar guardam o telemóvel. Nesse sentido, a Câmara Municipal da Amadora implementou junto a algumas das principais artérias da cidade as ‘smartcross’. Estes sistemas luminosos, pioneiros em Portugal, conjuga os semáforos colocados em postes a faixas luminosas instaladas no chão.
Semáforos especiais para quem vive no smartphone
A luz alterna entre o verde o vermelho, tal como no sistema vertical, e serve principalmente para aqueles cuja posição mais comum é cabeça baixa, com os olhos postos no telemóvel. O objetivo desta medida passa por prevenir acidentes causados pela distração com o uso do telemóvel e de outros aparelhos eletrónicos.
Para além das vantagens neste âmbito, as ‘smartcross’ têm-se revelado úteis para compensar a luminosidade dos dias mais claros quando, por vezes, a luz solar encandeia os transeuntes.
Ruas onde podem ser encontradas as ‘smartcross’…
- Rua Elias Garcia com a Rua 1.º dezembro
- Rua Elias Garcia com a Av. Sacadura Cabral
- Rua Elias Garcia com a Rua Heliodoro Salgado
- Rua Elias Garcia com a Av. Nuno Álvares Pereira / Rua António Feijó
- Rua Elias Garcia com a Rua das Indústrias
- Av. Conde Castro Guimarães (Nó do Borel)
- Rua Elias Garcia com a R. Eng.º Ângelo Fortes
- Estrada Serra da Mira, R. Oliveira Martins, Rua Joaquim Namora e Praceta Notícias da Amadora
- Alto Maduro (Estrada Salvador Allende)
- Av. D. Carlos (acesso ao túnel)
- Largo 1.º Maio (Brandoa)
- Av. D. José com a R. Dr. Arlindo Vicente