É verdade que hoje em dia há ataques bastante sofisticados! No entanto, os piratas informáticos voltaram a fazer uso das SMS, “aproveitando-se” das novas regras ao nível da segurança bancária, que entraram em vigor.
Se recebeu uma SMS do seu banco, confirme se não é uma burla!
As regras do homebanking mudaram e os piratas informáticos estão a aproveitar-se disso. No passado dia 14 de setembro os bancos e demais prestadores de serviços de pagamento na União Europeia, passaram a estar obrigados a proceder à “autenticação forte”.
A “autenticação forte” é um procedimento realizado pelo banco/prestador de serviços de pagamento. O objetivo de validar a sua identificação e a legitimidade da sua utilização do serviço de pagamento.
Carlos Cabreiro, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime da Polícia Judiciária (PJ), referiu ao CM que estão a acontecer várias burlas. O envio de SMS configura “uma mudança de modus operandi (…) é uma tentativa de exploração das novas medidas de segurança”, afirmou o responsável da PJ.
De acordo com as informações, foram já detetadas mensagens falsas com remetente da CGD e do BPI. As SMS alertam os clientes para o facto de “o utilizador ter sido desativado por questões de segurança”. Além disso, as SMS incluem link com a indicação “active agora”.
Além dos serviços bancários, há informações de mensagens que circulam em nome dos CTT, Worten e Netflix.