A segurança dos países sempre foi uma prioridade. No entanto, com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, os países têm vindo a reforçar os seus mecanismos de defesa. Recentemente Portugal aderiu à iniciativa para o escudo antimíssil europeu (Sky Shield). Saiba o que é.
Sky Shield: objetivo é promover o fortalecimento de capacidades europeias de defesa aérea
A Iniciativa Europeia Sky Shield (ESSI) é um projeto que foi lançado em 2022, liderado pela Alemanha, com o objetivo de desenvolver um sistema integrado de defesa aérea e antimíssil na Europa.
Esta iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade europeia de defesa contra ameaças aéreas, incluindo mísseis balísticos e de cruzeiro, através da aquisição conjunta de equipamentos de defesa aérea de curto, médio e longo alcance.
O Ministério da Defesa Nacional confirmou ao ECO a adesão de Portugal ao Sky Shield. Segundo fonte oficial “Portugal aderiu recentemente ao Sky Shield, com o objetivo de fortalecer o pilar europeu da NATO”. Segundo o o Ministério da Defesa Nacional…
Trata-se de uma iniciativa da Alemanha lançada em 2022, com o objetivo de promover o fortalecimento de capacidades europeias de defesa aérea de curto, médio e longo alcance, levando as nações participantes a adquirir em conjunto os equipamentos
Portugal e a Albânia são os mais recentes países a fazer parte desta iniciativa. Espanha, França ou Itália não mostraram interesse, até ao momento, de fazer parte desta iniciativa. Ao todo já existem 24 países.