Dispondo de mais de 700 serviços e inúmeros conteúdos, uns de caráter legislativo e outros explicativos (folhetos, questões frequentes, etc.), o Portal das Finanças foi agora renovado. As alterações incidiram especialmente ao nível da organização da informação e serviços, garantindo agora uma melhor experiência de utilização.
Na nova versão do Portal das Finanças, que entrará em funcionamento no início de janeiro, a organização dos serviços e dos conteúdos será efetuada tendo em consideração o tipo de contribuinte – cidadãos, negócios e outras entidades –, sendo-lhes disponibilizados os serviços e os conteúdos que se afiguram mais direcionados à satisfação das suas necessidades.
Passará a dispor também de um motor de busca melhorado que disponibilizará, em páginas separadas, os serviços, a legislação e as informações pesquisadas.
Ao autenticar-se, em “iniciar sessão”, terá acesso aos serviços e conteúdos mais relevantes atendendo ao seu “perfil” e histórico enquanto contribuinte.
12 pontos de “acesso”
O Portal das Finanças (PF) disporá de 12 pontos de “acesso” em função do serviço ou da informação que pretenda aceder:
- 1 – Obter senha de acesso ao PF caso ainda não disponha;
- 2 – Aceder, após autenticação, aos serviços e informações conexas com o seu “perfil” de contribuinte, bem como aos avisos e alertas emitidos pela AT;
- 3 – Aceder aos serviços e informações relacionados com Cidadãos (pessoas singulares);
- 4 – Aceder aos serviços e informações relacionados com empresas e operadores económicos (área aduaneira);
- 5 – Aceder aos serviços e informações relacionados com outras entidades, nomeadamente Entidades Públicas, Contabilistas Certificados e Outros Profissionais, no exercício das suas funções;
- 6 – Aceder à informação institucional da AT, à informação de apoio e à legislação fiscal e aduaneira;
- 7 – Aceder às principais obrigações a decorrerem no momento do acesso;
- 8 e 9 – Aceder à globalidade dos serviços e informações tributárias ou aduaneiras;
- 10 – Aceder ao serviço MOSS;
- 11 – Obter as diferentes formas de contacto com a AT, nomeadamente telefónico, e-balcão, atendimento por marcação e os endereços dos serviços da AT;
- 12 – Motor de busca melhorado que lhe permitirá aceder aos serviços e informações existentes no PF
O Menu lateral também irá mudar, permitindo navegar entre as diferentes áreas do Portal.
Por agora é apenas esta a informação que está disponível. Quem pretender vir mais alguns ecrãs do novo Portal basta que , aceda à informação em destaque no Portal das Finanças.