O Portal da Queixa é a maior rede social de consumidores, sendo já uma referência de consumo na internet em Portugal. Os utilizadores podem efectuar reclamações, pesquisar informação muito completa na área do consumo e comparar marcas.
Recentemente o Portal da Queixa lançou um conjunto de dados relativos ao primeiro trimestre de 2018. Vamos conhecer esses dados.
No primeiro trimestre de 2018, o Portal da Queixa recebeu 15.506 reclamações efetuadas pelos consumidores portugueses, mais 43% do que no mesmo período homólogo.
Entre janeiro e março do ano passado, os consumidores apresentaram 10.830 reclamações no Portal da Queixa, um número que aumentou para 15.506 apenas nos três primeiros meses deste ano. As operadoras de telefone, Internet e televisão são a categoria que mais queixas recebeu, com um total de 2.610 no mesmo período.
Segundo Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa
Hoje em dia, a internet é uma das ferramentas mais utilizadas pelos portugueses, consequentemente, as experiências de consumo online aumentaram e, inevitavelmente, as reclamações também. No primeiro trimestre de 2018, registámos um aumento de 51% do número de reclamações relativas às compras online
Existem inúmeros motivos para os portugueses reclamarem, mas na sua maioria estão relacionados com os atrasos nas entregas de encomendas, mau serviço.
MEO é a marca com mais reclamações
A marca MEO lidera a tabela do maior número de reclamações recebidas, com um total de 1.404 face às 1.109 recebidas no primeiro trimestre de 2017, ou seja registou um aumento de 27% no período homólogo. Logo a seguir vem a NOS (629), a Vodafone (374) e por fim a Nowo (131).
Setor dos correios e entregas regista aumento de 159%
Os CTT foram líderes de reclamações no setor dos correios postal e expressos, no período de janeiro a março de 2018, tendo registado 1.350 reclamações na marca CTT e 188 reclamações na CTT Expresso. Seguiram-se a SEUR (134), a GLS (121) e a Chronopost (100).
Segurança Social lidera reclamações no setor público
Relativamente às entidades públicas mais reclamadas entre janeiro e março deste ano, a lista é liderada pela Segurança Social com 573. Outros organismos foram ainda alvo de reclamações como o Centro Nacional de Pensões (179), o SNS (173), a ADSE (121) e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (113).
Com menos de uma centena de queixas surgem depois a Autoridade Tributária (92), o Ministério da Educação e Ciência e o Instituto de Registos e Notariado, igualmente com 68 queixas, seguindo-se outras entidades públicas como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com 57 reclamações e a Câmara Municipal de Lisboa com 55 reclamações.
O Portal da Queixa é uma startup tecnológica que nasce de um projeto inovador e pioneiro em Portugal. Lançado em 2009, em 8 anos de existência, já recebeu mais de 170.000 reclamações, apresentadas por uma comunidade de 215 mil utilizadores registados online. Hoje, assume-se como a maior rede social de consumidores do país e alcança uma posição de referência nacional, na internet, em matéria de consumo.
Atualmente, o Portal da Queixa é visitado por mais de meio milhão de portugueses, todos os meses, que procuram a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, compararem marcas com base no Índice de Satisfação disponível ao consumidor.
Via Portal da Queixa