Pplware

Portagens devem aumentar 1,4% já em janeiro de 2018

Se achava que viajar de carro ou mota dentro de Portugal era caro então prepare-se para o aumento das portagens. Com a taxa de inflação a subir, a partir já de janeiro de 2018 os preços das portagens deverão aumentar cerca de 1,4%.

As concessionárias têm até quarta-feira (15 de novembro) para fazer chegar ao Governo e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT) as propostas de atualização de preços.


Até ao próximo dia 15 de novembro, a brisa e outras concessionárias têm de entregar ao Governo a sua proposta relativamente à actualização do preço das portagens para que entre em vigor já em 2018.

Depois de três anos sem grande alterações, em 2017 registaram-se as primeiras mudanças, tendo havido aumentos em 22% das taxas, entre cinco e dez cêntimos na classe 1.

O aumento agora para 2018 será de 1,4% mas será avaliado troço a troço. Segundo o Jornal de Negócios, a actualização das portagens inclui um mecanismo de arredondamento das taxas para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo. Ou seja, se os aumentos forem inferiores a 2,5 cêntimos a portagem manter-se-á inalterada, enquanto se o aumento for superior a 2,5 cêntimos há um arredondamento automático para cinco cêntimos.

Exit mobile version