Pplware

Porsche escolhe Apple CarPlay porque a Google pergunta demais

Um dos grandes modelos de negócio da tecnologia dos próximos anos é o mercado automóvel. Dois players que normalmente ditam tendências de mercado, estão já a apostar todas as fichas nas grandes marcas. Os produtos CarPlay da Apple e Android Auto da Google tentam captar o interesse dos fabricantes pois é uma forma de “condicionar” a escolha do equipamento por parte do condutor e outros “passageiros”.

A gigante alemã Porsche, pesou cada um dos produtos para fazer a sua escolha, havendo um grande motivo para a marca de origem austríaca não optar pela Google: segundo a Porsche, a Google quer saber dados demais!

É um facto que a Google vive à conta da informação respeitante a cada uma das pessoas deste mundo. Essa “moeda de troca” é cada vez mais valiosa, tendo em conta que cada pessoa está mais dependente do mundo online. Mas isso cada vez mais está a incomodar certos players.

A construtora alemã informou que escolheu a Apple em detrimento da Google não pela maior qualidade do seu produto, pois ambos estão muito bem desenvolvidos. O Android Auto foi preterido e não vai equipar os novos 911 Carrera e 911 Carrera S porque os termos de condições do Android Auto exigem informação em demasia a enviar à gigante americana das pesquisa.

As informações referiam que o Android Auto monitorizava e gravava várias variáveis do veículo, incluindo a velocidade a que circula, a posição do acelerador, a temperatura dos fluídos e as rotações do motor. Estas informações eram recolhidas e a seguir enviadas à Google.

Já o CarPlay da Apple, por outro lado, apenas verifica o módulo de potência do carro para se certificar que este está em movimento. A Porsche não se mostrou disposta a negociar uma redução de informação com a Google. Muita da informação recolhida é que torna os seus bólides especiais e estando a Google a fabricar o seu próprio carro, não lhes interessa a partilha de tanta informação.

Nas informações reveladas não foram, contudo, explícitas se estas regras que a Google estava a impôr eram desenhadas em especial para a Porsche ou se é padrão do Android Auto.

Esta decisão da Porsche é certamente restritiva para os proprietários de dispositivos Android, mas aqui a verdade seja dita, quem está disposto a comprar o novo Porsche 911 Carrera S, também não se vai importar em trocar do Android para um iPhone, mesmo que mantenha um outro smartphone com Android, verdade?

 

Via: The Verge

Exit mobile version