A culpa é da Samsung!
Um das grandes novidades apresentadas pela Apple em Setembro foi o seu novo sistema de pagamentos, o Apple Pay. Através de NFC irá ser possível usar o iPhone ou o Apple Watch para efectuar pagamentos.
A Apple conseguiu grandes parceiros que irão receber este serviço através de grandes redes de pagamentos, mas uma das mais óbvias, o PayPal, ficou de fora e o Galaxy S5 parece ter sido o grande culpado.
O Apple Pay estará restrito, numa fase inicial, aos Estados Unidos e são três as grandes redes de pagamentos que firmaram acordo com a empresa de Cupertino, nomeadamente a American Express, MasterCard e Visa. Depois existe uma série de marcas que estarão prontas a receber, já este mês, pagamentos através deste serviço, tais como a Nike, Disney, McDonalds e muitas outras.
Este novo sistema de pagamentos da Apple já era aguardado muito antes da sua apresentação, já se esperava que os novos iPhones trouxessem consigo a tecnologia NFC e que a sua principal funcionalidade fosse o serviço de pagamentos. E em todo este processo seria espectável que o PayPal fosse incluído, mas isso não acabou por acontecer.
Segundo o Bank Innovation, não aconteceu por culpa da Samsung e do Galaxy S5. O site tinha sido um dos primeiros a revelar que a Apple estaria em negociações com o PayPal, tal como com as outras redes de pagamentos, mas o acordo entre ambas não foi concluído.
Apesar das negociações terem estado a evoluir favoravelmente, assim que a Apple descobriu que o parceiro teria paralelamente um acordo com a Samsung de forma a permitir pagamentos através do Galaxy S5, as negociações foram findadas.
O facto de o PayPal ter perdido o negócio com a Apple poderia não trazer qualquer problema para a empresa, contudo, parece que não foi só a Apple que ficou descontente com a parceria com a Samsung. Na altura, também os próprios administradores do PayPal estavam contra as negociações com a Samsung tendo sido o CEO do eBay, John Donahoe, a exercer pressão para que a parceria se consumasse.
Coincidência ou não, o eBay anunciou esta semana que, em 2015, as empresas irão separar-se treze anos depois de a eBay ter adquirido a plataforma de pagamentos electrónicos.
Perante estes factos, será que o PayPal retiraria, no futuro, maiores benefícios de uma parceria com a Apple?