Pplware

Polícia de Nova Iorque testa Google Glass

As tecnologias são um ganho para qualquer segmento, quando bem aplicadas. Nesse sentido, em breve, o Google Glass poderá tornar-se numa ferramenta ao serviço das forças policiais e de segurança dos Estados Unidos.

Em Nova Iorque já há polícias com o Google Glass.

A unidade de inteligência e análise do departamento da polícia de Nova Iorque está a avaliar a possibilidade de utilizar o Google Glass para investigação do terrorismo. Esta tecnologia iria auxiliar os agentes na detecção de criminosos e indivíduos procurados pela lei.

O departamento já recebeu alguns pares de óculos e está neste momento a testar o Google Glass para perceber que o que este gadget traz de mais valia às investigações, como foi reportado por esta força policial ao site VentureBeat. “Estamos a olhar através deles, para perceber como funcionam”

O Google Glass está actualmente disponível, só ao abrigo do Programa Google Glass Explorer, que obriga inicialmente, quem o quer adquirir, a solicitar essa compra e só mais tarde recebem a notificação da Google quando esta aceita ou recusa o pedido de compra. Quem receber luz verde para a aquisição terá de desembolsar 1,500 dólares por este “privilégio”.

Esta notícia de que o maior departamento de polícia dos Estados Unidos está a testar um projecto tão restrito vem numa péssima altura, tendo em conta que a Google está a fazer um enorme esforço para se descolar dos mais recentes escândalos sobre espionagem, reportado pelo antigo funcionário da NSA, Edward Snowden. Esta situação é desconfortável para a Google e Eric Schmidt chegou mesmo a relevar que os seus servidores eram esporadicamente invadidos pelos agentes da NSA para espiarem alguns dos clientes da Google, conforme também relatou Snowden.

Para afastar qualquer indício de aproximação às forças policiais, a porta-voz da Google disse que a empresa não estava a trabalhar com as forças policiais e que se a polícia de Nova Iorque tinha o Google Glass é porque, provavelmente, os havia adquirido pelo Programa Google Glass Explorer.

Esta não é a primeira vez que a polícia de Nova Iorque adoptou novas plataformas de tecnologia: Em 2012, a polícia de Nova Iorque e a Microsoft trabalharam em conjunto para construir um sistema de recolha e gestão de dados de vigilância no combate ao terrorismo.

A decisão de usar estes dispositivos não é surpresa, há vários anos que as forças policiais usam e testam estes dispositivos na tentativa de acompanhar o outro lado da lei, no que toca a ferramentas de segurança.

Será esta uma dos próximas armas contra o crime?

Exit mobile version