A chegada do Pokémon Go ao Brasil e ao resto da América Latina, veio abrir este jogo a novos mercados onde era já esperado desde o seu lançamento.
Os jogadores sempre se questionaram sobre as razões deste atraso e a Niantic veio agora dar uma justificação. Segundo a empresa cridora deste jogo, o problema estava nas aplicações de terceiros e nos recursos que consumiam.
Desde que foi lançado o Pokémon Go que muitos se dedicam a criar aplicações e serviços que facilitam a utilização do jogo, revelando a localização dos objectivos ou dos Pokémons a serem apanhados. Esses serviços foram agora bloqueados e os recursos que isso libertou levaram a que o jogo conseguisse ser lançado no Brasil e noutros países da América Latina, onde era já esperado.
Esta informação foi agora divulgada pela Niantic no seu blog, onde comentou também os esforços que têm sido feitos para que o jogo consiga crescer e ganhe ainda mais visibilidade.
As some of you may have noticed we recently rolled out Pokémon GO to Latin America including Brazil. We were very excited to finally be able to take this step. We were delayed in doing that due to aggressive efforts by third parties to access our servers outside of the Pokémon GO game client and our terms of service
O gráfico abaixo mostra de forma clara o momento em que o acesso das aplicações de terceiros foi bloqueado e o impacto positivo que isso teve nos recursos.
A Niantic revelou ainda que muitos recursos da empresa estavam alocados a conseguir combater estas aplicações e serviços que não respeitavam as regras do jogo e da própria empresa, impedindo que pudessem ser canalizados para o desenvolvimento de novidades e de melhorias no jogo.
Muitos utilizadores têm criticado a Niantic por ter bloqueado serviços, como o Pokevision e outros, que ajudavam os utilizadores. Mas a verdade é que, segundo o gráfico apresentado pela Niantic, esta decisão teve um impacto positivo, ao dar acesso ao jogo a muitos mais utilizadores.
Dificilmente esses serviços vão voltar ao Pokémon, mas a verdade é que os utilizadores brasileiros agradecem esta medida da Niantic, que assim pôde crescer para novos mercados.