As redes sociais, em especial o Facebook, são hoje espaços onde, como em tudo na vida, existem pessoas com boas e más intenções. Nos últimos anos são muitas as notícias que dão conta de crimes praticados pelas vias digitais, normalmente tendo como alvo vítimas crianças.
Recentemente a PJ informou que deteve um programador informático, de 25 anos, que usava uma rede social para seduzir e coagir menores .
A informação foi publicada na própria página da PJ e revela que um jovem programador de 25 anos foi identificado e detido por estar fortemente indiciado pela prática dos crimes de pornografia de menores e de coacção agravada.
Segundo revela o comunicado,
“…o suspeito selecionava e abordava as vítimas nas redes sociais, de forma predatória, por regra menores do sexo feminino, usando, para o efeito, perfis de utilizador fictícios. Estabelecida uma relação de confiança, aliciava-as a desnudarem-se perante uma “webcam”, a troco de contrapartidas monetárias elevadas, cujo pagamento protelava. Numa fase posterior coagia as menores, sob a ameaça de divulgação na internet das fotografias íntimas obtidas através daquele modus operandi, obrigando-as a despirem-se e a exibirem a zona genital.”
Na sequência de busca domiciliária realizada na casa do suspeito, numa freguesia do concelho de Sever do Vouga, foram aprendidos dois computadores usados na actividade delituosa.
O detido, de 25 anos de idade, vai ser presente às Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção tidas por adequadas.