Apresentados no final de setembro, os novos Pixel 2 vieram marcar a oferta da Google no mercado dos smartphones.
Embora não tenha sido anunciado na sua apresentação, o Android 8.1 poderá “acordar” um processador desenhado pela Google dedicado ao processamento de imagem.
Sendo responsáveis pela substituição da linha Nexus, os Pixel são a grande nova aposta da Google para o mercado dos smartphones. Apresentados pela primeira vez o ano passado, além de trazerem uma abordagem diferente aos Google Phones, trouxeram também uma das melhores câmaras do mercado.
Este ano, com a apresentação dos Pixel 2, as expectativas estavam elevadas para conhecer os novos modelos, tendo as novidades correspondido ao esperado. Além de uma atualização a nível de hardware, a Google voltou a apresentar uma das melhores câmaras mobile do mercado.
Não aderindo à moda das câmaras duplas, a Google optou por manter uma única câmara e apostar na inteligência artificial para melhorar a qualidade de fotografia. No entanto, poderá haver mais uma novidade neste ponto. Um SoC desenhado pela Google para o processamento de imagem que será “acordado” com o Android 8.1.
Este novo SoC já está inserido nos Pixel 2, no entanto encontre-se adormecido, aguardando que o sistema tire partido do seu processamento. Com a chegada do Android 8.1, esta será a atualização que irá permitir utilizar este pequeno SoC para melhorar o processamento de imagem.
O Pixel Visual Core contém um CPU com um núcleo A53, uma memória RAM DDR4, uma PCIe Lane e 8 núcleos para processamento de imagem (IPU), quer permitem mais de três biliões de operações por segundo.
Este novo processador vem um pouco de acordo ao NPU adicionado pela Huawei no Kirin 970 e tem como objetivo centrar o processamento de imagens e do machine learning. Segundo a marca, o Pixel Visual Core irá um aumento de velocidade de 5x e 1/10 do consumo de energia quando se usa o HDR+.
A Google criou assim o seu primeiro processador. Embora seja ainda um pequeno SoC com funções específicas, pode representar uma incursão futura da Google a este mercado.