Pplware

Pesquisa com escrita manual no Google Mobile

A forma como interagimos com os nossos dispositivos móveis não varia muito nos dias de hoje. Os criadores dos sistemas operativos que sustentam estes dispositivos seguiram todos os mesmos caminhos e as mesmas soluções e temos teclados para escrever os nossos textos e podemos tocar em qualquer parte do ecrã para seleccionarmos as opções que queremos.

Esta forma não se prevê que venha a mudar, mas a Google resolveu alterar um pouco as coisas ao permitir que escrevam no ecrã para introduzirem o texto da vossa pesquisa.

A novidade que a Google agora apresentou permite que, sempre que necessitem, passem a introduzir os termos que pretendem pesquisar no seu motor de busca com o recurso à escrita manual em qualquer zona do ecrã dos dispositivos móveis.

Esta funcionalidade vem facilitar a introdução de texto e evitar que tenham de usar o teclado dos dispositivos em situações que a sua utilização seja mais complicada.

A escrita é feita com o recurso aos dedos e devem escrever da mesma forma que o fazem com uma caneta. A Google, para facilitar a adopção e a utilização desta nova funcionalidade disponibiliza algumas dicas sobre a forma correcta como deve ser usada.

Se a qualquer momento pretenderem deixar de usar a escrita manual, basta que toquem na caixa de pesquisa e o teclado normal será chamado.

Para chamarem esta funcionalidade, depois de a activarem na configurações da pesquisa do motor da Google, basta que carreguem no símbolo g que aparece na nova barra inferior.

Nessa barra vão também encontrar a tecla para apagar o texto que introduziram e a barra de espaços. Se pretenderem mais informação sobre esta funcionalidade, está também aí um link para a ajuda.

A activação da escrita manual é feita nas configurações da pesquisa Google, onde vão encontrar a opção Handwrite, que devem colocar como Enable. No final devem gravar as alterações.

O vídeo que mostramos abaixo é o que a Google preparou para a apresentação da nova funcionalidade de introdução de texto.

Nele podem ver algumas situações em que a utilização do Handwrite como método de escrita se torna mais simples e fácil de utilizar face ao teclado normal.

Segundo a Google, o Handwrite é ainda uma funcionalidade experimental e funcionará melhor em alguns browsers. No caso dos dispositivos Android deverá funcionar melhor no Chrome.

Para já, a Google activou o Handwrite para dispositivos com iOS5+ devices, telefones com Android 2.3 ou superior e tablets com Android 4.0 ou superior. O Handwrite está para já disponível em 27 idiomas.

Depois da possibilidade de ditarmos as nossas pesquisas, da apresentação de resultados à medida que escrevemos e da pesquisa por imagens, a Google volta a inovar e traz para os dispositivos móveis a capacidade de escrevermos directamente no ecrã as palavras que pretendemos procurar.


Homepage: Google Handwrite
Homepage: Google

Exit mobile version