Pplware

Pplware@Folding

Esta é mais uma iniciativa do Pplware. Esta iniciativa esteve a aguardar a mudança de domínio do Pplware para ser divulgada. Provavelmente já muitos de vós ouviram falar no projecto Folding@home. Desde Janeiro de 2004 que Portugal participa activamente neste projecto através da equipa nº 35271 com o nome de Portugal@Folding. A ideia que tenho para vos propor é passarmos a contribuir para este projecto através de uma sub-equipa dentro da grande equipa que é o Portugal@Folding.

Assim propunha que fizessem o download da aplicação colocando no nome de utilizador (username) www.pplware.com e no número da equipa o número 35271. Podem ver como é feita a instalação do programa passo a passo aqui. Tenham muita atenção a colocar o username e o número da equipa. Se não colocarem correctamente não estarão acontribuir para a equipa do Pplware.

Username: www.pplware.com Team Number: 35271

Existem vários clientes para correr o programa. Apresentamos acima o modo mais simples mas também o mais intuitivo. Nesta fase é a forma mais simples de podermos ajudar todos nas dúvidas que possam ter. Iremos oportunamente complementar a informação aqui hoje apresentada.

O Projecto Folding@home é um projecto não lucrativo de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas, que permite à comunidade científica entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Doença de Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística. O Projecto é actualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Química da Universidade de Stanford.

O Folding@home não conta com poderosos supercomputadores para o processamento. Em vez disso, os colaboradores principais para o projecto são milhares de computadores pessoais que têm instalado um pequeno programa (cliente). O cliente é executado em segundo plano, e faz uso do processador do computador quando este não está ocupado. Nos computadores pessoais mais modernos o processador raramente é usado na sua totalidade. O cliente Folding@home usa apenas a parte que não está a ser utilizada pelo processador para poder trabalhar, visto ter como predefinição de prioridade de processamento a mais baixa possível.

O cliente Folding@home conecta-se periodicamente a um servidor para transferir uma “Work Unit” (unidade de trabalho), pacotes de dados sobre os quais executa os cálculos. Cada “workunit” completa é devolvida ao servidor e contribui para a pontuação da equipa, sendo que a cada “work unit” corresponde uma pontuação relativa ao seu tamanho. O tráfego gerado é mínimo e seguro. Não conheço qualquer problema de vírus ou spyware relacionado com o projecto ao longo de mais de 5 anos de existência do Folding@home.

A equipa Portugal@Folding ocupa actualmente o 27.º posto, a nível mundial no ranking por equipas como podem ver aqui.

Conto com a colaboração dos visitantes do Pplware para esta causa. Acredito que em breve estaremos numa posição de destaque mostrando assim a participação em causas válidas de utilizadores atentos e disponíveis. Este projecto partiu da iniciativa do visitante Kendimen aka k que muito tempo já disponibilizou para apresentar esta causa, também quero agradecer pelo apoio e total orientação do responsável nacional por este projecto o caríssimo Metro, a eles o meu agradecimento. Está em aberto o desenvolvimento do logótipo para o Pplware@Folding, participa enviando para vitor.martins’at’pplware.com a tua ideia em forma de arte.

 

Licença: Freeware

Download: Folding@home Software Cliente

Página oficial: Folding@home

Página ofical portuguesa: Portugal@Folding

Exit mobile version