Pplware

Pedidos de dados à Google aumentaram 120% em quatro anos

A transparência da Google face aos dados que os governos lhe pede sobre os utilizadores dos seus serviços sempre foi total. Periodicamente apresenta os dados referentes a esses pedidos e as suas métricas no Relatório de Transparência.

A versão deste relatório para o segundo semestre de 2014 foi agora lançada e a Google aproveitou esse momento para apresentar alguns números a mais longo prazo.

Os Relatórios de Transparência são a forma da Google dar a conhecer ao mundo os pedidos de dados dos utilizadores dos seus serviços que recebe por parte dos governos dos diversos países.

Desde que lançaram pela primeira vez, em 2009, este relatório, a Google viu subir mais de 120% estes pedidos de dados, mesmo que associado a isso esteja o seu sempre crescente número de utilizadores. Apesar deste crescimento a Google nota que existe um muito maior número de pedidos feitos.

O segundo trimestre de 2013 revelou uma subida do número global de pedidos, algo natural, mas que se acabaram por revelar numa diminuição do números de respostas dadas.

No caso Português, o número de pedidos subiu (283 contra 261 do período anterior) bem como o numero de informações prestadas (45% contra 30% do período anterior).

Mas porque estes processos de pedidos de dados nunca foram bem explicados ao utilizador comum, a Google lançou agora um vídeo onde ilustra , de forma plenamente explicita e perceptível como esse processo se desenrola nos Estados Unidos.

Apesar dos pedidos virem de entidades governamentais ou dos próprios governos, a Google tenta limitar ao máximo a informação que liberta, procurando restringi-la ao essencial, preservando assim os dados e a informação dos seus utilizadores.

Para além disso, e para aumentar a transparência destes processos e da forma como os dados são recolhidos, a Google tem procurado trabalhar com outras empresas do ramo para que seja aumentada a transparência nos processos de recolha de dados e que diminua a vigilância dos governos aos seus cidadãos.


Homepage: Relatório de Transparência Google

Exit mobile version