Pplware

Patentes Nortel – Google perde para a Apple e Microsoft

Depois da queda da Nortel, a guerra pela compra de uma das maiores detentoras de patentes de comunicações começou.

Foi adiantado aqui no pplware, o caso dos processos sobre patentes em tribunal que pendem sobre praticamente todas as grandes empresas de tecnologias. Ter à disposição alguns milhares de patentes é algo bastante apetecível e poderá representar a sustentabilidade de algumas empresas no futuro.

Foi efectuado um leilão e o seu resultado foi comunicado recentemente pela Nortel, com uma vitória para o consórcio constituído pela Apple, EMC, Ericsson, Microsoft, Research In Motion e Sony, pelo valor de 4,5 mil milhões de dólares.

Em causa estavam cerca de 6000 patentes a leilão, que iam desde spanning wireless, wireless 4G, data networking, optical, voz, internet, service provider, semiconductores, entre outros.

Segundo George Riedel, director da unidade de negócios da Nortel,

Following a very robust auction, we are pleased at the outcome of the auction of this extensive patent portfolio,The size and dollar value for this transaction is unprecedented, as was the significant interest in the portfolio among major companies around the world.

Lembramos que em Maio, a Google tinha anunciado um acordo de 900 milhões de dólares, para a venda dos activos da Nortel, com a esperança de aumentar o seu pobre portfólio de patentes. Esse acordo ficou sem efeito acabando por ser usado como oferta inicial “stalking horse” no leilão.

Segundo a Google, a perda das patentes foi prejudicial tanto para a própria empresa, que gastou milhões nos tribunais, como para a comunidade open source pela não promoção de criatividade e pela falta de concorrência.

Num recente post, Kent Walker, o vice presidente da Google afirmou:

Google was bidding for the Nortel patents as it hoped the portfolio would create a disincentive for others to sue Google, and also help the company, its partners and the open source community, which is integrally involved in projects like Android and Chrome, continue to innovate. Having a formidable patent portfolio is one of a company’s best defenses against an explosion in patent litigation that threatens to stifle innovation, he added.

A venda da Nortel está sujeita à aprovação dos tribunais americanos e canadianos sendo expectável uma resolução a 11 de Julho, com a transferência de direitos a ser completada no primeiro trimestre deste ano.

Sabendo que quem detém as patentes, detém o poder, é de esperar um aumento significativo de processos contra a Google por parte do consórcio.

Nesta guerra de patentes quem sai a perder, em última instância, acaba por ser o consumidor. Uma coisa é certa, este processo Nortel tem todos os ingredientes de uma novela mexicana.

Exit mobile version