Pplware

Passatempo dos CTT? PSP alerta para fraude online

As fraudes online acontecem, infelizmente, com alguma frequência. Como em tudo, há sempre utilizadores que caem nestes esquemas e acabam por passar aos criminosos informações pessoas.

Atenta a este tipo de esquemas e outros, a PSP alertou para o facto de estar a ser usada indevidamente a imagem dos CTT – Correios de Portugal para promover um passatempo. Tenha cuidado.

 


Segundo uma publicação no Facebook, a PSP foi alertada por um utilizador para o facto de estar a decorrer um passatempo duvidoso em nome dos CTT. Em declarações, o utilizador refere que recebeu um link qual informava que teria sido um vencedor para ganhar um iPhone, através de um passatempo CTT…

Bom dia caro Comissário João Moura,

envio esta mensagem como ato de preocupação à população e como utilizador atento às fraudes e burlas na internet!

Hoje logo de manhã, sem abrir qualquer site ou aplicação “manhosos”, recebi um link para o meu telemóvel no qual me informava que teria sido um vencedor para ganhar um iPhone, através de um passatempo CTT…

Gostava que pudesse verificar e ou fiscalizar este tipo de ações e detetar o autor deste site, que até está muito bem feito para quem percebe pouco de web…

Mesmo os comentários parecem reais e credíveis… Apelo à vossa atenção a este tipo de fraude com o objetivo de extorquir algo, de certeza… Muito obrigado pela sua atenção, um bom trabalho!”

Na verdade este tipo de esquema, denominado de Phishing, tem como objetivo obter informações de um utilizador. O Phishing é uma técnica de fraude online, que normalmente chega pelo correio eletrónico (o engodo). Esta técnica é utilizada por criminosos no mundo da informática para roubar as palavras passe dos bancos, das contas de serviços, basicamente de tudo o que possa trazer benefícios aos criminosos e problemas aos lesados.

A expressão phishing (pronuncia-se “fichin”) surgiu a partir da palavra em inglês “fishing”, que significa “pescar”. Ou seja, os criminosos utilizam esta técnica para “pescar” os dados das vítimas que “mordem o anzol” lançado pelo phisher (“pescador”), nome que é dado a quem executa um phishing. Basicamente é uma técnica de engenho social que leva as pessoas, incautas, a serem enganadas e “morderem o tal anzol”. Saber mais aqui.

Exit mobile version