Pplware

Passaram 40 anos desde a primeira chamada telefónica móvel

Os aniversários devem ser comemorados com pompa e circunstância devida. Celebra-se nesse dia momentos marcantes e que queremos recordar. Pois hoje passou mais um aniversário de uma data marcante.

Foi há precisamente 40 anos que se realizou a primeira chamada telefónica móvel, dando inicio a uma nova era de evolução e de comunicação que hoje se encontra espalhada pelo planeta inteiro.

No dia 03 de Abril de 1973 foi feita a primeira chamada telefónica móvel. O seu “autor” foi um cientista da Motorola, Martin Cooper.

Esta chamada foi realizada para o seu rival, que tentava desenvolver a mesma tecnologia ao serviço da AT&T, sendo a mensagem uma pequena provocação.

I’m ringing you just to see if my call sounds good at your end.

O equipamento usado para essa chamada foi um protótipo do “novíssimo” Motorola DynaTAC, um dispositivo de 9 polegadas, com 30 circuitos, pesava 997 gramas e que tinha a fantástica autonomia de 35 minutos de conversação e demorava cerca de 10 horas a carregar.

Depois de ter feito essa chamada, Martin Cooper entrou para a conferência de imprensa onde foi apresentado o Motorola DynaTAC, o primeiro equipamento realmente móvel.

Na verdade já existiam outros modelos na altura, os tais telefones de mala, mas este foi o primeiro dispositivo realmente móvel a poder ser usado por todos.

A partir desse momento teve início a construção e o desenvolvimento de uma indústria multimilionária e que gera anualmente milhões em receitas.

Os equipamentos terminais também evoluíram, não apenas em tamanho, mas também em funcionalidades. O nosso telefone hoje deixou de ser exclusivamente um dispositivo onde fazemos ou recebemos chamadas, para passar a ser o centro do nosso dia, onde temos a nossa agenda e onde acedemos a todo o tipo de informação.

Foram 40 anos onde houve várias modas e várias filosofias, onde se iniciaram guerras entre marcas e muitas ficaram pelo caminho, mas no final, pelo menos até à data, tornou-se uma ferramenta essencial para todos.

A possibilidade de estarmos contactáveis em qualquer local à distancia de um simples telefonema veio revolucionar a forma como comunicamos e como acedemos às pessoas.

Comparem o telefone que têm hoje com o que foi usado para a realização desta chamada. Foram 40 anos de inovações e de melhorias que vieram mudar o mundo das tecnologias e não só.

Vejam neste nosso artigo um pouco mais sobre a evolução destes equipamentos e as tendências que foram surgindo ao longo dos anos.

Exit mobile version