Um dia histórico! Foi assim que Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, classificou os resultados revelados ontem no que diz respeito ao serviço de TV em Portugal. A MEO é líder batendo a concorrente NOS que estava no topo há mais de 10 anos detendo a maior quota de mercado neste segmento!
Assim sendo, a Altice Portugal assume a liderança de todos os segmentos de serviços em Portugal, Fixo, Móvel e Pacotes Convergentes.
Segundo informações da ANACOM, no primeiro semestre de 2020 (1S2020), cerca de 89,3% das famílias dispunham do serviço de distribuição de sinal de televisão por subscrição (TVS), mais 3,3 pontos percentuais (p.p.) do que no mesmo período do ano anterior.
Apesar da pandemia, o número de assinantes deste serviço atingiu os 4,15 milhões, mais 165 mil (+4,1%) do que no período homólogo. Trata-se do maior crescimento anual em termos absolutos e relativos, verificado desde 2016.
MEO bate NOS e é líder no serviço de TV
No final do 1S2020, a MEO passou a ser o prestador com a quota de assinantes do serviço de TVS mais elevada (39,8%), seguindo-se o Grupo NOS (39,7%), a Vodafone (16,7%) e a NOWO (3,7%).
A Vodafone e a MEO foram os prestadores que, em termos líquidos, mais assinantes captaram face ao mesmo período do ano anterior, tendo as suas quotas aumentado 0,9 p.p. e 0,3 p.p., respetivamente. Por outro lado, diminuíram as quotas do Grupo NOS (-0,9 p.p.) e da NOWO (-0,3 p.p.).
A FTTH continua a ser a principal forma de acesso a este serviço (49,0% do total de assinantes), seguida da televisão por cabo (31,9%), do DTH (11,1%) e do ADSL (8,0%), tal como vem acontecendo desde o início de 2018.
Este são os resultados do primeiro semestre, numa altura em que já estamos no segundo semestre. A margem é mínima! Será que a NOS conseguir voltar a “apanhar” a MEO?