Pplware

Passa o dia sentado? Conheça alguns riscos que corre!

Cada vez mais os empregos exigem que se passem horas sentado, normalmente em frente a computador, e cada um de nós sabe que embebidos no trabalho por vezes passamos 3 ou 4 horas sentados e com uma postura muito pouco recomendável.

Que isso é prejudicial para o nosso corpo todos nos sabemos, mas em que medida somos realmente afectados?

Veja através de um infográfico quais os problemas associados ao número excessivo de horas sentado, dos pés à cabeça!

Quando está um dia inteiro sentado à secretária não é só a postura que conta para alguns problemas de saúde que possam surgir. As dores nas costas, nos pulsos e no pescoço, os olhos cansados, as pernas pesadas, são apenas algumas das mais frequentes queixas associadas às horas em frente ao computador.

Mas existem outros problemas que, embora não se sintam no imediato, se vão acumulando e vão, mais tarde ou mais cedo, manifestar-se. E não é só para quem é obrigado a trabalhar diariamente sentado numa cadeira que é afectado, muitas vezes, basta passar umas horas a jogar, a navegar na Internet ou simplesmente a ver televisão descontraidamente no sofá por longas horas para que venham a surgir.

Segundo os resultados da pesquisa desenvolvida pelo Washington Post, com base em entrevistas a vários cientistas e investigadores da área, indicam por exemplo que a nível dos órgão internos, quem passa muitas horas sentado tem tendência a desenvolver problemas cardíacos, a diabetes é também mais propensa nestes casos já que a produção de insulina é mais rápida do que a sua absorção por parte do organismo, e depois há também um maior risco de cancro do cólon.

A nível muscular as consequências são mais evidentes, abdominais fracos, dores lombares glúteos flácidos. Estando os músculos fracos toda a postura tende a ser cada vez mais deficiente.

As dores nas pernas, as pernas cansadas e inchadas e as varizes são habitualmente associadas a quem passa muitas horas em pé, mas a verdade é que o mesmo acontece com quem passa horas sentado, com a penalização de que os músculos desenvolvem-se menos e há um maior enfraquecimento.

Com a pouca actividade física também a actividade cerebral tende a ser mais lenta e se tem um trabalho que exija grande esforço mental, então o ideal é mexer o corpo também.

Para ver o infográfico em pormenor deverá clicar sobre a imagem.

Além das patologias associadas ao tempo que se está sentado, o jornal deixa algumas sugestões quanto à postura que deve manter sentado à secretária e ainda alguns exercícios que o poderão ajudar a minimizar estes efeitos, como por exemplo, estar sentado numa bola de pilates, fazer alongamentos, levantar-se a cada meia hora e dar alguns passos, fazer extensão e flexão das costas são algumas das práticas que deve tentar incutir na sua rotina diária.

Poderá consultar o infográfico completo aqui.

Passa muitas horas por dia sentado?

Exit mobile version