Pplware

Para quando o fim do Wi-Fi?

As redes Wi-Fi estão disponíveis um pouco por todo o lado e, sempre que possível, os utilizadores desligam o acesso à Internet via 3G/4G e ligam-se através deste tipo de redes. Mas porque razão estão sempre a pedir a palavra-passe da rede Wi-Fi?

A culpa disso é do plano de dados da nossa operadora que é limitado!

Agora imagine que tem um plano de dados ilimitado, será que continuaria a fazer sentido ligar-se às redes Wi-Fi?

Entrou num café e a primeira coisa que fez foi verificar se existe alguma rede Wi-Fi disponível. Este procedimento é muito frequente entre os utilizadores pois, conseguindo ligar-se a uma rede Wi-Fi acaba por poupar o plano de dados que tem associado ao seu smartphone.

E se tivesse um plano de dados ilimitado?

De acordo com um estudo levado a cabo pelo site Bloomberg, as redes Wi-Fi poderão tornar-se mesmo obsoletas se a tendência de preços dos pacotes de dados dos operadores continuar a baixar (e a quantidade de plafond de dados aumentar ou mesmo ser ilimitado).

Se olharmos para o panorama das operadoras nacionais, facilmente nos apercebemos que os preços dos planos de dados eram bem mais caros há uns anos atrás e o plafond associado era bem menor, comparativamente aos planos de dados que hoje as operadoras disponibilizam. Apesar de não ser um plano de dados ilimitado, há atualmente operadoras a oferecer 30 GB a preços bastante interessantes.

 

Poderá acabar o Wi-Fi?

Depois não esquecer também que estamos perto da chegada das subscrições 5G vão estar disponíveis comercialmente a partir de 2020 altura em que aparecerão certamente novos serviços, projetos e novas oportunidade de negócio. Tendo em conta as características, a velocidade das redes 5G poderá ser em muitos casos superior à garantida por uma rede Wi-Fi.

Redes 5G devem garantir:

 

Obviamente que as redes Wi-Fi não vão desaparecer (pelo menos nos próximos anos) mas poderão ser, em muitos casos, uma segunda opção para quem tiver um plano ilimitado de dados (ou se no local a cobertura da rede do operador for fraca).

Qual o vosso plano de dados? Quanto pagam mensalmente? Se o vosso plano de dados fosse ilimitado usariam as redes Wi-Fi? 

 

Leia ainda:
Exit mobile version