Pplware

Panda Security destaca vírus do ano 2010!

Os vírus. Muito havia para dizer acerca dos vírus, e a maior parte do que havia para dizer, certamente incluiria palavrões. No entanto, eles existem e teimam em mostrar-se. Todos os anos deixam marcas espalhadas por particulares e empresas.

Como habitual, a Panda Security encerra o ano com uma análise sobre os vírus e ameaças que mais se destacaram ao longo dos últimos 12 meses. E este ano não foi tarefa fácil: foram recebidos pela companhia, mais de 20 milhões de amostras de malware em 2010.


De qualquer forma convém realçar que, não se trata de uma lista das ameaças mais prevalecentes nem das que causaram mais infecções. Estas são as ameaças que, por algum motivo em particular, despertaram à Panda Security, mais a atenção. Vejamos então a lista daqueles que mais se destacaram ao longo de 2010.

São então os vírus de 2010 que a Panda Security coloca no pódio:

Portanto, quem pretender saber como se diz “Vê esta foto” noutros idiomas, aqui tem uma lista que poupará bastante trabalho de pesquisa:

Espanhol: mira esta fotografia 😀 Inglês: seen this?? 😀 look at this picture 😀 Português: olhar para esta foto 😀 Francês: regardez cette photo 😀 Alemão: schau mal das foto an 😀 Italiano: guardare quest’immagine 😀 Holandês: bekijk deze foto 😀 Sueco: titta pσ min bild 😀 Dinamarquês: ser pσ dette billede 😀 Norueguês: se pσ dette bildet 😀 Finlandês: katso tΣtΣ kuvaa 😀 Esloveno: poglej to fotografijo 😀 Eslovaco: pozrite sa na tto fotografiu 😀 Checo: podφvejte se na mou fotku 😀 Polaco: spojrzec na to zdjecie 😀 Romeno: uita-te la aceasta fotografie 😀 Húngaro: nΘzd meg a kΘpet 😀 Turco: bu resmi bakmak 😀

Para encerrar a lista dos vírus mais curiosos de 2010 anunciada pela Panda Security, falta ainda mencionar o insecto do ano: a botnet Mariposa (Butterfly), desmantelada em Março e que levou à detenção dos seus criadores, graças à colaboração entre a Panda Security, as autoridades Espanholas, o FBI e a Defense Intelligence… Tal como um verdadeiro insecto, “alimentava-se” dos computadores dos utilizadores afectados, propagando-se de um para outro… comprometendo um total de 13 milhões de computadores em todo o mundo. Este é um “insecto” com o qual você nunca se quererá cruzar, nem o seu computador.

E vocês? Conheceram alguns destes vírus?


Blog do Panda Labs aqui.

Exit mobile version