A Panasonic tem apostado sobretudo na gama mais profissional no que toca a câmaras fotográficas. Depois da Gh4 (veja o nosso unboxing) cuja análise pplware sairá brevemente, a marca japonesa lançou agora a incrível G7 com gravação e fotografia numa qualidade 4K aperfeiçoada para conseguir imagens perfeitas, tendo ainda a possibilidade de fotografar ao mesmo tempo que grava!
Vamos conhecer um pouco melhor este modelo.
A Panasonic tem estado em alta no que respeita ao lançamento de novos equipamentos fotográficos que deixam, cada vez mais, de lado o “cenário” amador para se tornarem fortes escolhas para profissionais e uma concorrência directa face a outras marcas mais conhecidas.
Recentemente a marca japonesa apresentou a nova Lumix G7, uma câmara micro quatro terços com gravação e fotografia a 4K cada vez mais profissional e reforçando a aposta na qualidade ultra HD.
Trata-se de um equipamento muito versátil e multifacetado permitindo um maior controlo e criatividade para todo o tipo de fotografias, desde momentos em família até viagens aos locais mais inusitados.
Como a Panasonic já nos habituou noutros modelos, a nova G7 apresenta uma elevada qualidade de imagem que se deve à última tecnologia de imagem digital, tornando-se na escolha ideal para todos os que gostam de fotografia e pretendem captar, sem muito esforço uma imagem de determinado momento, com toda a qualidade de um profissional.
A nova Lumix G7 grava vídeos em 4K (3840×2160), uma resolução quatro vezes superior ao full-HD, tendo como resultado uma imagem Ultra HD incrivelmente suave e nítida que consegue captar os detalhes mais pequenos, como por exemplo as estrelas do céu.
O 4K Photo permite 3 diferentes funvionalidades: 4K Burst Shooting (até 29 minutos e 59 segundos de gravação contínua oferecendo 30 imagens por segundo), 4K Burst (Start/Stop) (permite iniciar o disparo consecutivo carregando no botão e pará-lo com um segundo toque no mesmo, ideal para obter fotografias que requerem tempo de espera e fotografias em movimento, conseguindo sempre captar o momento perfeito) e 4K Pre-Burst (grava automaticamente 30 frames por segundo antes e depois de carregar no botão de disparo, oferecendo um total de 60 frames).
Este modelo vem equipado com um sensor digital Live MOS de 16 megapixéis que garante uma elevada resolução e sensibilidade com o mínimo de “ruído”. O processador Venus Engine com CPU quad-core permite um processamento de alta velocidade de 8 imagens por segundo (AFS) / 6 imagens por segundo (AFC), permitindo ao utilizador focar e capturar objetos em movimento de uma maneira fácil e precisa.
O sistema de contraste AF da Lumix G, com uma transmissão até 240 imagens por segundo, oferece um ponto de foco rápido e suave. Este sistema foi optimizado com a tecnologia Depth From Defocus (DFD), que reduz o tempo de foco e calcula a distância do sujeito para avaliar duas imagens com distintos níveis de foco e simultaneamente analisa as caraterísticas da composição.
Assim, consegue-se um foco AF de alta velocidade de somente 0,07 segundos. O AF melhora a relação com a distância e também permite um disparo convencional significativamente mais rápido (8 fps AFS / 6 fps AFC) em comparação com o modelo anterior, a Lumix G6. Conta ainda com o sistema AF Low Light que permite focar o sujeito de forma mais rápida e precisa em contextos muito pouco iluminados.
Para além disso, a G7 é o primeiro modelo que contem Starlight AF, um sistema que permite capturar estrelas e constelações durante a noite.
A G7 integra um ecrã electrónico LVF, um novo ecrã duplo OLED de alta precisão e de velocidade ultra dupla. A resolução do visor de LVF foi melhorada até os 2.360k e oferece uma ampliação de aproximadamente 1,4x/0,7x (equivalente na câmara a 23mm). O ecrã táctil tem um tamanho de 3 polegadas e 1040K de resolução, além de um ângulo total de visão graças ao seu ecrã rotativo. Ambos oferecem um campo de visão de 100% de forma a assegurar que o utilizador não perde nenhum detalhe da fotografia incluindo as margens.
Devido ao sensor, a imagem vai automaticamente do visor para o ecrã para poupar bateria.
Para melhorar o controlo do utilizador, a Lumix G7 é a primeira Lumix G que inclui um novo modo de anel, para além do frontal e retaguarda. Este anel permite ativar funções como o 4K Photo de forma mais eficiente, permitindo enquadrar e capturar fotos e vídeos de forma mais rápida e precisa. Além disso, como em outros modelos, o utilizador pode controlar parâmetros como a abertura ou a velocidade do disparo com a ajuda do anel frontal e retaguarda.
Tal como outros modelos, esta Lumix G7 integra conectividade WI-FI, permitindo ao utilizador ligar o equipamento ao tablet/smartphone e partilhar os seus trabalhos através das redes sociais logo após a gravação/captura dos mesmos. O smartphone também pode ser utilizado para controlar de forma remota a Lumix G7 e combinar parâmetros como o foco, a abertura, a velocidade do disparo ou ISO.
Outras especificações
- Compatível com os novos cartões de memória UHS-II SDXC
- Nova velocidade do obturador máximo de 1/16000 segundos
- Panorama criativo optimizado (360 graus)
- Microfone de 3,5mm
- Focus Peaking
- Modo silencioso
- Medidor de nível
- Suporte WB (Balanceamento de brancos)
- Controlo Criativo com 22 filtros
- Time Lapse e animação Stop Motion
- Modo de gravação de vídeo P/A/S/M
- Modo iA+ (Intelligent Auto) para fotografia e vídeo
- Guia de cena com 20 modos
Vejam melhor a Lumix G7 em vídeo:
A Lumix G7 estará disponível a partir de JUlho e tem um preço estimada (com objectiova) de 799€.