Vint Cerf é reconhecido por todos como o pai da Internet. Está presente desde a sua criação, tendo participado no desenho e na criação do protocolo mais importante que existe e que sustenta toda esta rede, o IP (Internet Protocol).
O pai da Internet veio agora, em conjunto com a Google, apresentar um vídeo onde explicada como funciona a Internet, a tradução de nomes em endereços IP e quem gere todo este mecanismo.
O vídeo criado por Vint Cerf e pela Google mostra em detalhe como é tratado técnica e administrativamente todo o processo de tradução de endereços web em endereços IP e de que forma esta conversão é processada.
Muito para além dos processos que muitos conhecem e que tornam a Internet numa rede que é simples de usar, este vídeo pretende mostrar as alterações que o ICANN (Internet Corporation Assigned Names and Numbers) está a sofrer e de que forma estas mudanças não vão afectar a Internet, a sua usabilidade e a sua liberdade.
O ICANN nasceu em 1998 com o crescimento da Internet e tem gerido desde então todos os assuntos relacionados com o crescimento desta rede e também com os problemas relacionados com nomes e com endereços IP.
Um dos intervenientes no ICANN é a NTIA, uma entidade do governo Norte Americano, que lhe concedia uma parte importante do controlo sobre a Internet.
Mas o NTIA está a sair do ICANN e quer que o seu papel seja distribuído pelos vários elementos que tratam regionalmente do controlo da Internet, mantendo assim esta rede completamente independente de qualquer país ou entidade.
É também para explicar este processo que o vídeo foi criado, revelando qual será o futuro do ICANN, com a saída directa do governo dos Estados Unidos.
Para além do seu propósito de explicação do futuro modelo do ICANN, depois da saída do NTIA, este vídeo serve para explicar a todos de que forma a Internet trabalha, a um nível mais elementar e afastado de todos os conteúdos e das páginas web.
A conversão de endereços web para endereços IP é uma das peças mais importantes e fundamentais de toda a Internet. Sem a sua existência a Internet hoje seria uma ferramenta muito difícil de utilizar e sem a simplicidade que tem.
Com a saída do NTIA a Internet será ainda mais livre e sem qualquer controlo estatal, sendo uma ferramenta ainda mais abrangente e com muitas mais possibilidades.
Conheciam a forma simples, mas essencial, em que a Internet assenta?