Desde que foi apresentado e disponibilizado, o Outlook.com tem-se mostrado cada vez mais como uma alternativa e uma referência nos serviços de email baseados na Web.
Foi a evolução natural do Hotmail, e tem sido constantemente melhorado no que toca a funcionalidades. Uma das que vinha sendo recorrentemente pedida pelos utilizadores acaba agora de ser anunciada. O Outlook.com já tem suporte para IMAP.
Para muitos pode parecer desnecessária a implementação deste protocolo neste serviço, mas todos os que lhe tentam aceder através de clientes sem suporte para os actuais métodos que a Microsoft disponibiliza, vão com certeza apreciar a chegada do IMAP ao Outlook.com
A forma actual de aceder ao email em clientes externos era apenas através de POP3 ou Exchange Active Sync, que como todos sabem, limitam de forma elevada a a experiência de utilização e obriga a consumos maiores de recursos na ligação e a clientes específicos de email.
Ao darem acesso ao email por IMAP conseguem alargar as plataformas em que os seus utilizadores conseguem aceder, dando uma maior liberdade de escolha.
A disponibilização do IMAP é apenas mais uma das muitas melhorias que a Microsoft tem feito no seu serviço de email, de forma a conseguir que os seus utilizadores consigam desfrutar de um excelente serviço.
O Outlook.com deixou de ser um simples serviço de email para ser um hub de contactos e de presença web.
Todos os que quiserem usar já o IMAP no Outlook.com apenas necessitam de configurar os seus clientes com os dados que apresentamos abaixo.
IMAP
Servidor de IMAP: imap-mail.outlook.com
Porto de IMAP: 993
Cifra: SSL
SMTP
Servidor de SMTP: smtp-mail.outlook.com
Porto de SMTP mail server port: 587
Cifra: TLS
Podem trocar de imediato o acesso por POP3 e desfrutar de uma experiência ainda mais completa no acesso ao email, sem que necessitem de estar a puxar constantemente as mensagens para os seus equipamentos.
Para além da disponibilização do IMAP, o Outlook.com passou a ter também disponível a versão 2 do OAuth, que irá permitir que outros serviços e aplicações possam ligar-se ao email e, com a permissão do utilizador, geri-lo ou aceder a informações que nele constem.
A evolução do Outlook.com tem sido exponencial e este serviço está já a lutar lado a lado pela preferência de muitos utilizadores. As razões deste sucesso prendem-se com o serviço que prestam, mas também pelas funcionalidades adicionais que tem presente.