As guerras entre a Microsoft e a Google são épicas. São frequentes as questões que surgem sempre que uma toma a dianteira numa determinada área ou apresenta um a funcionalidade.
O serviço de email que prestam, quer via Outlook quer via Gmail, é uma dessas fontes de discussão e agora a Microsoft criou mais um possível foco ao apresentar uma nova ferramenta dentro do seu serviço de email.
Já podemos importar o nosso email alojado no Gmail para o Outlook de forma automática e sem qualquer esforço.
A nova ferramenta do Outlook foi apresentada e permite que importem, de uma única vez, para o serviço de email da Microsoft todos os emails que tenham numa conta Gmail.
Segundo a Microsoft, a necessidade deste tipo de ferramentas prende-se com um cada vez maior descontentamento dos utilizadores com os serviços prestados por outras empresas – leia-se Google – mas que apenas ainda não mudaram por não existir uma forma simples e rápida de o fazer.
Com esta necessidade em mãos, e com espaço para crescimento, a Microsoft quis cativar utilizadores para os seus serviços e por isso disponibilizou uma ferramenta que vai permitir trazer os emails do Gmail para o Outlook.
Como seria de esperar este processo é simples e pode ser iniciado com uma simples escolha de uma opção nas definições do Outlook. No final a ferramenta irá ao pormenor de configurar a conta do Gmail como endereço de envio, o que permitirá que continuem a usar o Gmail, mas dentro do Outlook.com.
Ao acederem a este link vão ter disponível a opção de importação de email do Gmail e o processo tem assim início.
Depois este passo apenas necessitam de autorizar o acesso do Outlook.com à vossa conta Gmail, de onde irá retirar os emails. Assim que esta autorização esteja dada o processo inicia-se e os emails vão começar a ser copiados para o Outlook.
A partir deste momento os utilizadores podem sair do Outlook, não tendo a necessidade de estar a acompanhar o processo. Este decorrerá de forma silenciosa e sem necessidade de intervenção.
Assim que a importação tiver início será enviado um email ao utilizador com informação sobre como activar o encaminhamento de novas mensagens directamente para a conta Outlook.
No final do processo será também dada informação ao utilizador, podendo este aceder de imediato aos seus emails.
Esta funcionalidade começou já a ser alargada a todos os utilizadores do Outlook.com, no entanto é esperado que esteja massificada apenas nas próximas semanas.
Esta funcionalidade faz uso da recente novidade que a Microsoft apresentou no Outlook, o suporte para IMAP.
Depois de terem atraído utilizadores e facilitando a migração com a integração do Google Talk no Outlook, este é mais um passo da Microsoft contra a Google, tentando atrair os clientes desta.
Desde o início que foi possível fazer esta importação, mas esta ferramenta vem facilitar a vida a todos e trazer de certeza mais umas centenas ou milhares de novos clientes ao Outlook.