É na constante procura de melhorias nos seus sistemas operativos que as grandes empresas colocam as suas ideias e as suas melhores novidades.
A Apple, com o seu Mavericks, trouxe para todos os utilizadores do OS X um conjunto grande de melhorias e um sistema operativo que se mostra muito mais maduro e capaz.
É intenção da Apple criar sinergias entre os seus dois sistemas operativos e a mais recente versão da próxima actualização do OS X traz mais uma novidade que podemos já usar no iOS 7, o FaceTime Audio.
Depois de ter lançado ainda esta semana uma actualização do OS X Mavericks, a Apple e os seus programadores continuaram o desenvolvimento das próximas versões.
A nova beta do OS X 10.9.2 que surgiu ontem traz algumas melhorias, estando a Apple a pedir a todos os beta testers que se foquem os seus testes em algumas aplicações chave que foram melhoradas e corrigidas. Essas aplicações são o Mail, as Mensagens, VPN, Drivers Gráficos e o VoiceOver.
Mas uma novidade foi discretamente lançada e nem foi comunicada a todos os que estão a testar a nova versão do Mavericks. O FaceTime Audio já está nesta versão, disponível em dois locais distintos, mas ambos lógicos.
O FaceTime Audio foi uma novidade introduzida no iOS 7 e permite aos utilizadores realizarem chamadas de voz entre dispositivos móveis Apple a custo zero, mas sem a utilização da componente vídeo que o FaceTime normalmente utiliza.
O FaceTime Audio vai poder ser encontrado no OS X 10.9.2 e irá, tal como a versão do iOS 7, permitir que os utilizadores comuniquem entre si por chamadas de voz sem recorrer a qualquer operador de voz. As chamadas cursam sobre a Internet, o que reduz para zero o preço do custo da chamada.
Esta novidade vai estar perfeitamente integrada no OS X e poderá ser usada quer na aplicação Mensagens ou na aplicação FaceTime. Em ambas o FaceTime Audio vai estar embebido e fará parte integrante e essencial destas aplicações.
Com a chegada do FaceTime Audio ao OS X a Apple termina a integração da sua plataforma de comunicação e de mensagens entre os seus dispositivos e o seu ecossistema.
Esta será uma novidade tão interessante como foi a chegada do FaceTime ao OS X e até ao iOS.