O mundo está cada vez mais tecnológico, à medida que o tempo avança é notória a adaptação da vida humana às novas tecnologias, e o acesso à Internet é o principal factor para tal desenvolvimento.
O Internet Explorer foi talvez o browser mais utilizado de sempre no acesso à Internet, foi o browser que ditou a história dos browsers e agora já foi ultrapassado largamente pela concorrência que o começou por seguir, mas que claramente o soube reinventar, tornar mais rápido, mais eficiente e produtivo.
Em 2014, estes foram os browsers mais utilizados em Portugal.
O Pplware é actualmente o maior canal de tecnologia português e um dos de maior influência no mundo de língua portuguesa. Assim, com base nos milhões de acessos gerados em 2014, há números que revelam tendências e que são, acima de tudo, valores que espelham a realidade nacional.
De uma lista que engloba 23 browsers, considerando aqueles destinados a computadores e dispositivos móveis, apresentamos a lista dos mais utilizados em Portugal. Conheça os resultados.
No pódio:
-
1º Lugar: Google Chrome – 55,9%
2º Lugar:Firefox – 17,8%
3º Lugar: Internet Explorer – 11,5%
O Google Chrome é claramente o que se destaca no mundo dos browsers, é o mais utilizado em Portugal com 55,9% de utilizadores, sendo que este resultado engloba, tanto a versão para PC quanto as versões móveis para iOS e Android.
O Firefox ocupa o segundo lugar do pódio com 17,8% e, em terceiro lugar, surge o Internet Explorer, com 11,5%, sinal de que a concorrência ao velhinho browser se está a impor cada vez mais.
Olhemos agora para os restantes browsers da lista que aqui apresentamos, daqueles que ainda assim apresentam maior relevância no panorama nacional.
-
4º Lugar: Safari – 10,6%
5º Lugar: Android Browser – 2,8%
6º Lugar: Opera – 0,99%
Quanto ao Android Browser, que está a ser cada vez menos utilizado, os resultados revelam apenas que a sua substituição pelo Google Chrome para Android está a acontecer em força. Para complementar esta informação, mais detalhes serão apresentados num próximo artigo dos Sistemas Operativos mais utilizados, onde vão surgir algumas surpresas.
Como curiosidade podemos referir alguns dos browsers conhecidos mas que têm uma expressão residual. Por exemplo, o BlackBerry Browser teve em 2014 uma utilização de 0,03% e o Nokia Browser de 0,02%.