Como diria São Tomé “ver para querer” (acho que foi este amigo que disse isto, senão foi… peço desde já desculpa aos entendidos na matéria), aliás não é boa politica instalar um novo sistema operativo como primário assim que o mesmo é lançado para o Mercado, pelo menos enquanto não forem corrigidos os primeiros Bug´s.
Para quem não sabe existe uma opção muito simples e funcional, que nos permite manter instalado e funcional o nosso XP (estável e personalizado) e ao mesmo tempo (ou quase) dá-nos a possibilidade de instalar numa outra partição (HDD) o Windows Vista, podendo assim testá-lo e esperar que sejam resolvidos todas aquelas incompatibilidades que ainda existem entre o dito e algum Hardware… cada vez são menos, mas “o seguro morreu de velho”.
Refiro-me a uma configuração em Dual-Boot (o Vista vem simplificar este processo), para quem não sabe como se faz, pode sempre consultar a NET, aonde encontra muitas dicas. Para começar deixo aqui um link para uma fundamental.
Só para terminar este “desvio” ao tema da crónica, gostaria mais uma vez de expressar o meu desagrado em relação a esta situação, ninguém me tira da ideia que tudo não passa de uma tentativa de forçar o utilizador a comprar novo Hardware… meus senhores isto não é a América; desculpem o desabafo.
Voltando ao tema da crónica e numa fase em que começa a despertar a curiosidade em relação ao Windows Vista, não se esqueçam que dia 16 de Março a versão em Português fica disponível no mercado, as empresas de segurança continuam alegremente a apostar na protecção do XP. Tá certo, se até a maioria das empresas se “recusa” a instalar o Vista, enquanto o mesmo não for um sistema estável… então porque não.
Epá… tá bem que o Vista vem carregadinho de novas funcionalidades nesta área. A Firewall foi melhorada (eu continuo com o meu Internet Security da Kaspersky) o Windows defender foi também ele melhorado, o eterno problema das permissões dos utilizadores no XP foi resolvido com a implementação do UAC (user Account Control), finalmente a Microsoft inclui de raiz uma Parental Control, criaram uma plataforma integrada de segurança (Windows Live OneCare), etc.
Mas está provado que o nosso XP ainda é muito seguro, se bem com produtos extra Microsoft, mas não se irá passar o mesmo com o Vista?
Bom, não me alongo mais, saudações Informáticas