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O Rumo da Tecnologia em 2010

O Pplware convidou algumas das mais influentes personalidades do mundo da tecnologia para falarem um pouco sobre a tendência do mercado para 2010.

Para abrir este ciclo de opiniões, apresentamos uma visão do Director Portal Sapo, Tiago Silva Lopes.

O consumo de media em 2010

A alteração nos hábitos de consumo de media é um facto incontornável, em particular nos últimos anos, não só no PC mas também em meios mais tradicionais como a TV ou emergentes (na vertente de consumo de informação) como o Telemóvel.

Muito irá mudar certamente durante 2010, num mundo cada vez mais convergente e onde a inovação é cada vez mais rápida. Neste artigo identifico aquelas que, na minha opinião, serão as tendências mais marcantes deste ano em cada uma das plataformas.

O consumo de TV, constituído no passado essencialmente por um catálogo de canais broadcasted para uma vasta audiência, tem vindo a ser substituído por uma experiência de consumo não linear que valoriza a interactividade e a possibilidade de consumo on demand de conteúdos e serviços, preferencialmente em alta definição. Já existem hoje vários projectos de canais de TV não lineares com conteúdos interactivos e em HD que exploram estas necessidades e a tendência será de que venham a conquistar uma boa parte da audiência em TV no curto prazo.

Adicionalmente, e como consequência da progressiva convergência de plataformas e aparelhos, estão criadas as condições para o surgimento de um novo marketplace para IPTV explorando as potencialidades destas novas plataformas, nomeadamente com a criação de aplicações e widgets baseados em tecnologias abertas que permitam o consumo de cada vez mais conteúdos de forma interactiva através da Internet na TV.

No telemóvel existem ainda algumas limitações ao consumo de conteúdos: a percepção dos consumidores relativamente aos preços do acesso à Internet no telemóvel (consideram elevados), velocidades baixas comparativamente com a velocidade de referência no PC especialmente para o consumo de conteúdos multimédia, terminais com capacidades reduzidas em termos de adaptação de conteúdo, múltiplas plataformas e falta de standards e normalização.

Contudo, existe claramente uma tendência de diminuição dos custos de navegação com o lançamento de flat fees por parte dos operadores, com velocidades mais apetecíveis e equipamentos que oferecem uma experiência de navegação cada vez mais user friendly e idêntica à do PC. Consequentemente, a experiência de consumo de conteúdos no telemóvel tem passado progressivamente dos walled gardens dos Operadores e Portais para uma experiência muito mais rica em termos de conteúdos, widgets e aplicações nativas de qualidade.

No PC, a Web 2.0 veio revolucionar a forma de produção, partilha e acesso à informação e consequentemente proporcionar um maior engagement com os utilizadores. Com o boom do fenómeno de user generated content e as potencialidades de monetização do fenómeno de long tail, cada vez mais se irá falar em aproximações multi-plataforma em termos de publicidade recorrendo ao behavioral targeting.

A grande tendência no entanto no consumo de media, já em 2010 e no futuro, não diz respeito a uma plataforma em particular mas à integração entre as várias plataformas numa experiência de utilização única e interactiva que proporcione o consumo de media e informação adequado a cada utilizador, on demand, anytime, anywhere. Depois de muitas falsas partidas parecem estar reunidas todas as condições para este ser o ano da afirmação do multi-screen approach.

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