Pplware

O dia da terra

Aparentemente ontem foi o dia da terra. Sinceramente não me pareceu nada de diferente. Nem os media, que deveriam alertar para estes dias [bem mais úteis que os dias dos pais e das avós e das flori…] fizeram uma cobertura mínima sobre este dia. Interesses? Nem sei, talvez.

Mas como somos um site que se preocupa com a informática e como queremos continuar a poder usar a informática num mundo minimamente user-friendly, resolvi deixar-vos aqui algumas ideias de como podem ajudar o planeta a sobreviver mais alguns anos.

É possível que metade de vós pense que é um falso problema e que um quarto dos restantes esteja à espera que os restantes faça alguma coisa para começarem eles também a “agir”. Mas penso que não é suficiente que o quarto restante tenha a responsabilidade de garantir o futuro para os restantes! Agora que vos dei o raspanete vamos então começar a apresentar-vos as medidas. São simples e de fácil implementação. Por isso não têm desculpa para não começarem a ajudar o planeta.

E aqui vão elas:

  1. Reciclem – Ou pelo menos separem o lixo para que alguém mais tarde recicle. Basta separar o lixo, não é pedido mais. Mas se por ventura conseguírem reaproveitar algum do vosso “lixo” óptimo, é menos essa embalagem que vão consumir!
  2. Desliguem os aparelhos eléctrico – Se não vão usar não faz sentido estar ligado. E o mesmo se aplica ao “standby”. Dá assim tanto trabalho ligar o botão da televisão? Foi para isso que inventaram os comandos? Eu ensino-vos um truque. Basta que arrumem o comando em cima do televisor. Assim têm sempre que ir lá para o apanharem e para o arrumarem. E de caminho desliguem/liguem o aparelho. Já repararam na quantidade de energia que gastam com o leitor de DVD ou PS2 que usam uma vez por semana e que está dais a fio em stand-by??
  3. Poupem agua – Por favor!! Poupem ou ela acaba! Ainda se lembram do verão passado andarmos à mingua de agua?? Pois , estas situações vão ser cada vez mais frequentes. Por isso nada como fechar a agua quando lavam os dentes ou quando se estão a ensaboar! Gostam de estar horas dentro de água? Eu também, por isso tenho desculpa para ir até à praia e passar essas horas dentro do mar! E já agora, comprem um daqueles chuveiros que restringe a agua!
  4. Conduzam menos à portuguesa – Parece estranho, mas todos conhecemos esta regr. Implementá-la, poucos ou nenhuns! Mas tem mesmo de ser. E vão ver que compensa. Menos stress e menos €€ a sair da carteira. E posso-vos garantir que funciona. Basta por vezes que cumpram os limites de velocidade da estrada [não o do carro que acabou de passar].
  5. Bicicleta se possível – Pois é, não podia escapar. Tem mesmo de ser. E por duas razões. A primeira porque vos faz bem à saúde e a segunda porque vos obriga a deixar o carro em casa! Não custa nada e ainda conseguem impressionar meia dúzia de miúdas.
  6. Temperatura em casa – Vale mesmo a pena ter o termostato ligado 24 sobre 24 o aquecimento? Sabe bem, mas e que tal vestir um casaco? Pois é, simples! E mais uma vez no fim do mês a conta vem mais pequena!
  7. Lâmpadas, troquem-nas – Olhem que não é apenas marketing o que eles apregoam. Funciona mesmo. Mais eficazes e mais amigas do ambiente!
  8. Limpezas – Desde ao filtro da fritadeira aos filtros do carro! Porque parecendo que não ao estarem limpos trabalham melhor e mais uma vez poupam [isto é mesmo um ciclo vicioso!]

“Já acabou?? Só estes??” Pois é, eu podia estar aqui o resto da tarde a enumerar itens, mas o mais importante é sensibilizar-vos para estas questões! E espero que tenha conseguído!

E já agora, baixem o brilho do vosso monitor, é um bom começo!!

Exit mobile version