Pplware

O Ano de 2010 no PPlware.com … Pedro Pinto

Antes de mais aqui deixo um OBRIGADO a todos os que nos têm acompanhado ao longo destes anos, e que fazem do pplware um dos melhores sites de tecnologia em português.

O pplware é um projecto do qual me orgulho muito de pertencer pois permite-me partilhar conhecimento e informação com todos vós ….e também aprender!

Antes de deixar o meu top 5 de artigos do ano de 2010 quero apenas deixar uma pequena mensagem para esta época Natalícia:

Sejam felizes….e façam os outros felizes!Pedro Pinto

O meu TOP 5  – Artigos de 2010

Depois de ter passado os olhos na lista de artigos que escrevi ao longo de 2010 (ver aqui), devo dizer-vos que foi uma tarefa árdua escolher apenas 5. Para mim todos os artigos têm um valor especial pois possivelmente ajudaram muitos dos nossos leitores. Vamos lá então às minhas escolhas (acreditem que foi muito complicado)!


VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa

Chamadas gratuitas para toda a rede fixa nacional e 0,20€ para todas as redes móveis VoIP, VoIP, VoIP… certamente que todos nós já ouvimos falar nesta tecnologia/termo. Esta semana um colega questionava-me como poderia colocar a tecnologia VoIP a funcionar no router da Meo (Thompson). Depois de uma breve explicação, aproveitei a embalagem e decidi escrever um artigo para todos os nossos leitores, de modo a que possam usufruir desta tecnologia. Já que pagamos pelo serviço (e não é assim tão pouco), é hora de tirar partido de outras funcionalidades (gratuitas). Vamos então aprender como configurar facilmente a tecnologia VoIP no router Thompson da MEO.
Homepage: VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa


Mg2 – O Magalhães versão 2

Antes de mais, quero agradecer ao meu sobrinho Gustavo (6 anos) pelo empréstimo do seu Magalhães versão 2 (Mg2). Foi uma negociação bastante complicada, pois tive que prometer umas voltas de bicicleta e oferecer umas gomas para poder ter acesso à sua máquina durante 20 minutos (que para ele foi certamente uma eternidade). Como ele sabia que o objectivo era fazer um artigo para o pplware, lá cedeu e até me fez um desconto no negócio inicial.

Pois bem, devo confessar que foi a primeira vez que tive em mãos o Magalhães versão 2. Achei uma máquina bastante interessante e que certamente ajudará os alunos no processo de aprendizagem.


Homepage: Mg2 – O Magalhães versão 2




Conhece a plataforma de desenvolvimento Arduino?

Uma placa de desenvolvimento, para quem precisa de realizar projectos de hardware e não tem muitos conhecimentos de electrónica. Durante a parte curricular do meu mestrado, fiquei a conhecer a plataforma de desenvolvimento Arduino. Para quem não conhece, o Arduino é uma simples placa, bastante flexível, com um  circuito impresso e que tem acoplado um microcontrolador ATMega da ATMEL.  Esta placa física é baseada num circuito de inputs e outputs, e que possui suporte para código aberto. O Arduino é muito usado por artistas, designers, entre outros, uma vez que permite criar objectos e ambientes interactivos.
Homepage: Conhece a plataforma de desenvolvimento Arduino?


Redes – Como funciona um HUB?

Depois de recentemente termos apresentado num artigo o modelo de referência OSI da ISO (ver aqui), é hora de vos dar a conhecer o funcionamento dos principais equipamentos activos de uma rede. Para isso, vamos apresentar as principais especificações de um Hub, o modo de operar numa rede e para facilitar a compreensão, criamos um  pequeno vídeo demonstrativo do funcionamento de um Hub.


Homepage:  Redes – Como funciona um HUB?


Será o Java o Futuro? Ou o .NET dominará?

Ainda me lembro o dia em que entrei para o ensino superior e numa das primeiras aulas de programação comecei a programar em Pascal. Para iniciar no mundo da programação, o Pascal era uma linguagem de programação bastante flexível onde poderíamos aplicar os conhecimentos da disciplina de Algoritmos.

Depois veio a linguagem de programação C, seguiu-se o C++ da Borland (para introdução à programação orientada por objectos) até que no 4º ano aparece o Java. No início foi um bocado complicado perceber a filosofia do Java, mas depois torna-se uma linguagem apetecível.


Homepage: Será o Java o Futuro? Ou o .NET dominará?

Desafio

Agora é a minha vez de lançar do desafio. Gostaria de saber da vossa parte quais os artigos escritos por mim que mais gostaram. Procurem aqui

Obrigado mais uma vez a todos e prometo que para o Ano teremos mais e melhor!

Exit mobile version