Pplware

Java: É esta a melhor linguagem para aprender a programar?

Quem entra para o Ensino Superior, especialmente para a área da Informática, facilmente percebe que há uma disciplina de introdução à programação. Além da quase obrigatória disciplina de Algoritmos (Estruturas de Dados), as instituições têm apostado especialmente no Java como linguagem de introdução.

Mas será o Java a melhor linguagem para se aprender a programar?


Para se começar a programar é preciso saber programar! Para se aprender a programar é importante escolher uma linguagem de programação que nos ajude a perceber o fundamental da programação e, nesse sentido, a decisão recai normalmente na linguagem de programação JAVA.

Mas não será o Java complexo para começar? Ora vejam o exemplo seguinte de um simples Hello World. O que é uma classe? Porquê Public? Para que serve o main? E o String[] args?

class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Hello, world!");
}
}

Mas a área da programação tem vindo a mudar assim como a forma de programar.

Segundo um estudo de 2014, depois do Pascal, C e do Java, o Python tem sido a linguagem de programação escolhida para se lecionar na disciplina de introdução à programação, especialmente nos Estados Unidos.

Segundo um artigo do site thenextweb, programar é normalmente uma tarefa divertida. No entanto, quando se ensina Java numa fase inicial, corre-se o risco de quem esteja a aprender considere que “programar é um tédio”.

No Pplware lançamos agora o debate sobre o que acham do Java ser a linguagem de introdução à programação. Qual a linguagem que é usada na vossa Universidade/Politécnico? Contem-nos tudo!

Exit mobile version