Pplware

Já existem mais de 700 mil domínios .pt

Registar um domínio é, atualmente uma tarefa simples e rápida. De acordo com a associação DNS.PT, em 2014 foram registados 86283 .pt, o segundo maior valor desde 2004. Comparativamente a 2013, em 2014 foram registados mais 3000 endereços.

O Pplware entrevistou Luísa Gueifão, presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT que nos falou das previsões para 2015, dos registrars com suporte para DNSSEC e também da iniciativa iniciativa “3 em 1”.

1) Quais as principais funções da Associação DNS.PT?

A Associação DNS.PT tem como principal papel a gestão, operação e manutenção do registo do domínio de topo correspondente a Portugal, .pt, cumprindo para o efeito a lei, os princípios da transparência e publicidade, os estatutos e as melhores recomendações nacionais e internacionais a nível técnico, administrativo e estratégico que lhe sejam aplicáveis. Paralelamente, é ainda nossa missão a dinamização da internet e das suas ferramentas em Portugal, para tal afectamos parte dos nossos recursos ao desenvolvimento de iniciativas que vão ao encontro deste importante desígnio, a título de exemplo as iniciativas 3em1.pt e sitestar.pt.

2) Apesar da limitação, os domínios com dois caracteres estão a ser muito solicitados?

Os domínios com dois caracteres – em mais de 2.300 combinações – estão disponíveis para registo desde o dia 3 de novembro. Entre os dias 4 e 11 de dezembro de 2014 foram submetidos a leilão, na plataforma sedo.com, 51 destes domínios .pt, tendo sido leiloados 12 domínios . Até meados de fevereiro contabilizamos o registo de aproximadamente 700 domínios com dois caracteres.

3) Têm previsões de chegar a um milhão de domínios registados já em 2015?

Não obstante estarmos em fevereiro e já termos atingido os 700 000 registos, atento o crescimento dos últimos anos e as tendências internacionais, parece-nos que esse número não será atingido este ano.

4) Se um leitor do Pplware precisar de um domínio .PT, em traços gerais, o que tem de fazer?

Criar um domínio .pt na Associação DNS.pt é simples e rápido, seguindo os seguintes passos: Aceder ao site www.dns.pt; Escolher e verificar a disponibilidade do domínio em “Pesquisar Domínios”; Clicar em “Registar”; Criar Nome de Utilizador e Palavra Passe; Clicar novamente em “Registar”; Seguir os passos: Legitimidade, Preenchimento dos Dados, Termo de Responsabilidade e Prazo; No final, confirmar e efetuar o pagamento. A alternativa, ainda mais simples, é contactar um dos nossos mais de 150 registrars que, inclusivamente, têm pacotes completos de serviços relacionados garantindo muito facilmente que um site fica online em poucas horas. Se o leitor Pplware tiver criado uma empresa ou associação no âmbito do programa “Empresa na Hora”, ainda poderá usufruir de um voucher 3em1, onde lhe é atribuído gratuitamente durante um ano: um domínio registado sob .pt, uma ferramenta para desenvolvimento de um site, o respetivo alojamento técnico e caixas de correio electrónico. Informação adicional em www.3em1.pt.

5) Há muitos registrars com suporte para o DNSSEC?

São neste momento 39 os registrars a gerirem pelo menos um domínio sob .pt com DNSSEC ativo. O DNS.PT tem tido uma grande preocupação em mobilizar os seus registrars para a adopção deste protocolo de segurança. É fundamental perceber, e daí implementar, a valia do DNSSEC, nomeadamente ao nível da supressão de fragilidades do protocolo DNS; prevenção de ataques do tipo man-in-the middle e cache poisoning e redução do risco de manipulação de informação. Neste momento, são já cerca de 10.100 domínios .PT seguros por DNSSEC.

6) Que razões apontaria para um utilizador escolher sempre um dominio .PT?

Consideramos que é mais imediato que uma empresa ou marca nacional seja procurada neste domínio, ajuda a localizar a empresa geograficamente a nível internacional e contribui para a dinamização da utilização da Internet em Portugal e para tornar o .PT a bandeira de Portugal na Internet. Acresce, como habitualmente apontamos, a questão da confiança que gera no consumidor final, sobretudo no caso de site com comércio electrónico.

7) De que forma separação da FCCN e a criação da Associação DNS veio ajudar o serviço de registo de domínios .PT?

A Associação DNS.PT foi formalmente criada no dia 9 de maio de 2013 e sucedeu à Fundação para a Computação Científica Nacional, FCCN nos direitos e obrigações até então por esta prosseguidos no âmbito da delegação efetuada pela IANA – Internet Assigned Numbers Authority a 30 de Junho de 1988, (RFC 1032, 1033, 1034 e 1591) e, em particular, na responsabilidade pela gestão, registo e manutenção de domínios sob o TLD (Top Level Domain) .pt, domínio de topo correspondente a Portugal.

O balanço que fazemos desde que somos Associação DNS.pt é bastante positivo e a atividade tem ultrapassado todas as expetativas. Tem sido desafiante mas estamos cada vez mais certos que este modelo multistakeholder é o mais adequado e o único que permite dar a voz a todos para alcançarmos, em conjunto, os objetivos a que nos propusemos. Este modelo de gestão participada é mais aberto e permeável a colaborações e sinergias institucionais antes mais difíceis de operacionalizar. Por outro lado, uma entidade dedicada exclusivamente à gestão do .PT é garante de uma aposta maior no domínio de topo nacional.

8) 3em1, o que é esta vossa “promoção” e em que medida pode ser aproveitada por todos os que querem registar um domínio .PT?

Em 2005 o DNS.PT, na altura gerido pela FCCN associou-se ao projeto “Empresa na hora” (ENH) lançado na sequência da publicação do D.L n.º 111/2005, de 8 de julho, oferecendo um domínio, pelo prazo de um ano, a cada nova empresa constituída ao abrigo deste programa, então inserido na medida governamental Simplex;

Esta colaboração institucional, firmada com os atuais Instituto dos Registos e Notariado, I. P e Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I. P, estendeu-se entretanto às iniciativas Empresa On-Line, Associação na Hora e Sucursal na Hora;

Atendendo aquilo que são hoje os compromissos da Associação DNS.PT face à comunidade Internet nacional, foi pensada a iniciativa intitulada “3em1”, à qual se associaram um conjunto de agentes de registo, registrars, de .pt.

Com a iniciativa “3 em 1” é atribuído a quem crie uma empresa, associação ou sucursal na hora, ENH, um pacote de serviços gratuitos, pelo período de um ano, que inclui um domínio registado sob .pt, uma ferramenta para desenvolvimento de um site, o respetivo alojamento técnico e uma caixa de correio eletrónico.

Dito isto, o 3em1 dirige-se a todas as entidades criadas ao abrigo do programa “Empresa na Hora”, se pensarmos que entram neste âmbito uma média diária de mais de 150 entidades, o número é potencialmente considerável. O nosso desafio neste momento, é garantir a adesão ao serviço que, como dito, é muito simples. Basta ir a www.3em1.pt e seguir os passos indicados, em muito pouco tempo poderá ter o seu site online.

Em nome do Pplware, o nosso agradecimento à Drª. Luisa Gueifão, presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT.

Exit mobile version