Para sabermos mais sobre esta empresa questionamos Juan Picazo, o director da Nuance para o mercado Ibérico.
Deixamos algumas questões pertinentes sobre produtos novos que estão já no mercado e algumas ideias para um futuro próximo, quiçá se não serão os trunfos das grandes empresas de smartphones para os próximos meses.
– A Nuance lançou recentemente o sistema de reconhecimento de voz, o Dragon NDEV Mobile, para as aplicações portuguesas. Qual o objectivo deste sistema?
Lançámos recentemente o nosso SDK para programadores, NDEV – providenciando aos programadores a oportunidade de integrar a plataforma de discurso em todas as suas apps. Para além do reconhecimento de voz, o SDK, providencia acesso a uma ferramenta de text-to-speech (TTS), gerando som natural a partir da introdução de texto. Isto significa que os utilizadores podem não apenas falar e serem compreendidos pelo telefone mas também que o telefone lhes devolva uma resposta. Actualmente, todas as ajudas que permitam reduzir o tempo com tarefas menores para as pessoas, justificam só por si todos os esforços realizados por organizações, de modo a tornar a vida das pessoas mais fácil.
– Quais as motivações da Nuance para a criação de um sistema de reconhecimento de voz? Os nossos conhecimentos, aplicações e serviços tornam a experiência mais fácil, transformando a forma como as pessoas interagem com a informação e como criam, partilham e usam documentos. Os consumidores gostam e querem mais aplicações de voz. A Nuance conseguiu ver esta oportunidade de negócio, com o sucesso esmagador das Dragon Apps, incluindo o Dragon Dictation.
– Em que aplicações o Dragon NDEV Mobile irá funcionar? As pessoas podem, rapidamente, usar a voz para encontrar e ouvir música, visualizar filmes em streaming, encontrar lojas locais, obter reviews, fazer reservas e outras coisas. É possível criar melhores experiências para os consumidores pelo planeta inteiro.
– Quais as principais características/funcionalidades do Dragon NDEV Mobile? O programa NDEV foi um sucesso tão grande que a Nuance teve que o dividir em três níveis – silver, gold e emerald. Estes três serviços oferecem aos programadores mais flexibilidade na forma como trazem as suas inovações para o mercado desde o nível de serviço básico “Silver” até ao “Emerald”, que oferece um leque de customizações e serviços.
– De que forma o sistema faz o reconhecimento de voz nas aplicações? O reconhecimento de voz já está feito a nível de data centers, e na cloud também, caso queiram usá-lo.
– O sistema chegou agora às aplicações portuguesas, mas já está disponível noutros idiomas. Qual a reacção e feedback dos utilizadores ao Dragon NDEV Mobile? O feedback tem sido muito positivo. Actualmente temos mais de 6000 programadores! E estamos apenas a começar.
– Quais as plataformas móveis que suportarão o reconhecimento de voz nas aplicações? A Nuance permitiu que o SDK Dragon Mobile se pudesse utilizar para iOS, Android e Windows Phone 7 apps.
– Quais são, neste momento, as aplicações mais importantes já com suporte do Dragon NDEV Mobile? Grandes marcas, como a Amazon, estão actualmente a utilizar o poder da voz para conquistar os seus clientes definindo a sua oferta para os competidores. Foi recentemente lançada a app Price Check que permite aos utilizadores apenas dizer o nome de qualquer produto que querem comprar para receberem, instantaneamente, os preços do item em causa na loja da Amazon.com. A aplicação permite ainda a leitura de códigos de barras, tirar uma fotografia ou introduzir o nome de um produto para obter os mesmos e respectivos preços na Amazon e/ou em outras montras online.
O NDEV Mobile permitiu o reconhecimento de voz nas aplicações mais populares em todos os mercados, incluindo o Price Check by Amazon como mencionado acima, Ask for iPhone, Merriam-Webster, Dictionary.com, RemoteLink from OnStar, SpeechTrans, Yellow Pages e AirYell from Avantar, iTranslate, Taskmind, SayHi Translate, Vocre, Bon’App, e outras mais.
– Quais as vantagens mais salientes para o uso de um sistema como este? A penetração de mercado dos smartphones aumentou drasticamente ao longo dos últimos anos. Não apenas ao nível do maior número de consumidores que utilizam serviços mobile, não é surpresa ouvir que o mercado das aplicações está também em forte crescimento. De acordo com o Mobile Entertainment, os downloads para iOS passaram a marca dos 18 Biliões (com extra mil milhão adicionado a cada mês) e mais de 10 mil milhões de Android foram descarregados até ao momento. Num mercado cheio de apps, os programadores estão à procura de ferramentas que diferenciem as suas da oferta que estão disponíveis e a incorporação do reconhecimento de voz é uma vantagem competitiva.
Os consumidores preferem modalidades com várias vertentes – os ecrãs por toque são o exemplo como se pode dar a revolução nos terminais móveis – e a integração de discurso é um método a ser explorado por programadores e empresas. São significantes os desenvolvimentos no mercado de aplicações e os avanços que têm vindo a ser feitos na tecnologia de reconhecimento de voz.
– Este é decerto um sistema inovador e que fazia falta no mercado das aplicações. Qual a sua opinião acerca de inexistência de recursos como reconhecimento de voz nas aplicações? Poderá o Dragon NDEV Mobile ser uma chamada de atenção a essa falha?
Num mercado extremamente desenvolvido, os programadores estão à procura de formas para diferenciar a sua oferta a partir de outras aplicações disponíveis – e são uma forma de incorporar o discurso que está agora disponível graças à Nuance em várias línguas. O nosso programa permite que o programadores escolham a experiência de voz mobile cujas principais características são ser flexível, editável e que vai ao encontro das necessidades únicas dos consumidores.
O recente lançamento do iPhone 4S permitiu o crescente entusiasmo em torno desta tecnologia. É importante mencionar que a união entre voz e percepção inteligente de voz. Com o desenvolvimento destas tecnologias, será possível ditar ordens para uma televisão de modo a que a mesma coloque no canal que pretendemos ver. Combinando o potencial da tecnologia de reconhecimento de voz com o desenvolvimento de aplicações, oferece uma excelente oportunidade de modo a envolver consumidores e gerar novos lucros que não podiam ser antes conseguidos. Estamos confiantes que vamos conseguir convencer muitas empresas a integrar o reconhecimento de voz nas suas aplicações porque é uma interface natural e os utilizadores querem-na!
– A tentativa de aquisição da Vligo será para aniquilar com a tecnologia noutras plataformas ou para expandir pela mão da Nuance o reconhecimento de voz a essas mesmas plataformas? Não, nós quisemos comprar a Vlingo porque é uma grande equipa com uma excelente tecnologia. Nos próximos 3 a 4 anos, esperamos que o discurso se torne ainda mais integrado e mais fácil de interagir com os seus utilizadores. Como os desenvolvimentos continuam, não tardará muito em comandar a TV pela nossa voz, e a aquisição da Vlingo vai ajudar-nos a acelerar esse processo.