Pplware

Debate – Terão os robôs lugar no mundos dos humanos?

Na semana passada, a convite da FNAC, participei numa tertúlia intitulada “A visão do futuro”, inserida na comemoração dos 30 anos do filme Blade Runner, com objectivo de debater ideias sobre o que ser o futuro expectável nas Artes, Ciência, Cinema, Tecnologia, entre outras artes. Sendo este um assunto bastante enigmático, gostaríamos de saber se consideram que os robôs (humanóides) terão lugar no mundo dos humanos e no caso afirmativo, como será a nossa vivência com eles.

Filme Blade Runner

Blade Runner, é um filme de ficção científica norte americano em 1982, que mostra uma distópica cidade de Los Angeles em Novembro de 2019 (estamos apenas a 7 anos), onde robôs orgânicos criados geneticamente chamados de replicantes—visualmente indistinguíveis dos humanos—são fabricados pela poderosa Corporação Tyrell.

Leis da Robótica

Escritor russo Isaac Asimov, que com os seus escritos ficcionistas revolucionários, ajudou a cimentar uma nova visão dos robots. Durante anos, as leis do autor de ficção científica Isaac Asimov imortalizadas na sua obra foram consideradas suficientes entre os entusiastas dos robôs. As leis em si, são simples (pouco abrangentes para os dias de hoje):

Cada uma destas leis têm precedência sobre as outras que lhes seguem, por isso, um robô não pode ser ordenado para matar um ser humano e tem de obedecer às ordens mesmo que isso resulte no seu próprio extermínio.

Algumas datas marcantes/importantes (e de futuro)
Linhas orientadoras do debate

Para os mais curiosos, deixo agora um pequeno vídeo que tem tido muito sucesso no YouTube e que mostra uma banda de AAR – Agile Aerial Robots (robôs aéreos ágeis)

Os AAR foram criado pela equipa liderada pelo cientista Vijay Kumar e têm como objectivo a realização das mais diversas tarefas. Os AAR são compostos por diversos sensores, motores, processadores, conseguem voar e detectam a presença de tudo o que os rodeia.

Vejam no seguinte vídeo a apresentação do responsável pela criação dos AAR.

O mundo da robótica é fascinante mas também preocupante ! Contamos com as vossas ideias e a gostaríamos de saber qual a vossa visão de futuro. Participem!

Exit mobile version