Nos dias que correm é cada vez mais importante saber para onde vai cada cêntimo do nosso ordenado e, se possível, chegar ao final do mês com algum para poder pôr de lado.
Muitas vezes não se tem ideia de quanto se gasta por mês no lanche na pastelaria ou no cafezinho à hora de almoço. Mas, se se começar a perceber a quantidade de dinheiro que vai para cada compra do dia-a-dia, pode chegar-se à conclusão que há gastos desnecessários e que no mês seguinte se podem evitar e acrescentar à poupança.
Para que se possa fazer esta gestão existem várias aplicações para Android que o podem auxiliar. Escolhemos as que considerámos melhores, saiba quais.
A escolha destas 3 aplicações teve em consideração a reputação na Play Store, as funcionalidades presentes e a forma como se adequam com diversos géneros de utilizador. Nenhuma delas é completa e cada uma carece de determinadas funcionalidades, no entanto complementam-se e só o utilizador poderá decidir qual delas preenche melhor os seus requisitos.
OWL Money Manager
Na categoria das aplicações gratuitas existem várias semelhantes a esta, no entanto, esta responde bem à maioria das necessidades com que me fui deparando. Além de ser bastante intuitiva, permite a introdução de várias receitas e despesas, mensalmente, a criação de várias categorias de movimentos (embora que limitadas pela versão gratuita) , apresenta infografia mensal e ainda oferece a possibilidade de programar poupanças.
A principal limitação da versão gratuita, que é colmatada com a versão PRO, prende-se com o facto de apenas permitir a introdução de uma parcela repetitiva, seja de receita ou despesa. Assim, quem tem várias despesas mensais fixas, ou rendimentos, vê-se obrigado a ter que as introduzir manualmente. Além desta limitação, aos utilizadores da versão gratuita é ainda recusada a utilização de uma palavra de segurança, sincronização com outros aparelhos e a exportação dos dados.
Características principais:
- Lista resumida das informações registadas
- Widget para um registo rápido das receitas e despesas
- Criação de categorias
- Comparação de despesas e receitas, mensais e por categorias
- Infografia
- Definição de saldo inicial
- Programação de uma poupança mensal
Toshl Finance
Esta aplicação apresenta-se como uma das mais completas e intuitivas, tendo sido já considerada como uma das melhores aplicações de monitorização de gastos.
É realmente boa, além das características habituais, como a introdução de despesas e receitas, personalização de várias tags e repetição de despesas, o Toshl ainda possibilita a sincronização com outros aparelhos Android, permite gestão online e a exportação de dados para CSV. No entanto, a versão gratuita apresenta várias limitações relevantes.
Com a versão gratuita é apenas permitida a introdução de uma receita mensal, o que dificulta as contas de quem tem mais que uma fonte de rendimento. Ainda assim, para quem tem um rendimento mensal fixo, seria bom que a aplicação fosse programada para que em determinado dia do mês fosse somado o novo rendimento de forma automática. E fá-lo, mas só na versão Pro. Exportar os dados para formatos como PDF, Excel, Google Docs, também só com a versão Pro.
Para ter acesso à versão Toshl Pro é necessário adquirir uma licença mensal, de 1.59€, ou anual, no valor de 15.93€.
Características principais:
- Controlo de despesas e rendimentos
- Criação de orçamentos
- Entrada de valores em moeda estrangeira convertidas em mais de 160 moedas
- Planeamento de despesas
- Análise temporal dos dados
- Gestão online em toshl.com
- Análise gráfica de dados
- Palavra-passe de acesso
- Exportação de dados
- Disponível para Android e iOS
Money Tab
Esta é a única aplicação paga que vale a pena apresentar, já que o preço paga bem a qualidade. Custa apenas 85 cêntimos e é bastante completa.
As limitações das anteriores são facilmente colmatadas com esta aplicação por um preço bastante inferior. E no caso de não ficar satisfeito com a aplicação, após a compra, tem 24 horas para reclamar, sendo o dinheiro devolvido.
O sistema de introdução de receitas e despesas deve ser programado antes de o começar a utilizar, para que depois o processo seja mais rápido. Para tal, o programa dispõe de uma série de ícones que têm que ser associados às categorias. Este processo é a maior desvantagem da aplicação, já que leva algum tempo a executar, no entanto, depois de feito, introduzir receitas e despesas é bastante rápido.
A sincronização tem que ser activada manualmente para que possa ter acesso às contas em qualquer dispositivo. Permite a introdução de contas repetitivas diária, semanal, ou mensalmente e fornece estatísticas mensais, dando uma visão geral dos caminhos que seguiu o dinheiro.
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de ter várias contas, ou seja, se tiver 2 ordenados, pode destinar um para as despesas da casa e outro para as restantes. Ou se tiver um ordenado conjunto, com a pessoa com quem vive, por exemplo, podem ambos interagir na mesma aplicação, já que a sincronização permite a utilização de mais que um aparelho, mostrando com clareza as receitas e despesas de cada utilizador.
Características principais:
- Possibilidade de ter várias contas
- Categorias para receitas e despesas
- Transferências entre contas
- Edição de contas e categorias
- Criar modelos de compras rápidas
- Estatísticas para cada dia, semana, mês, trimestre e ano
- Várias moedas (dólar, euro, libra, suíço, iene ou nenhum)
- Exportação e sincronização de dados
- PIN de bloqueio
Resumo
A tabela resumo que se segue apresenta uma avaliação pessoal de cada aplicação, sendo que tudo depende da importância atribuída por cada utilizador.
Foram avaliados alguns parâmetros essenciais de 0 a 3: 0 quando for inexistente, 1 quando mau e 3 quando bom.
Na avaliação final, a escolha será a aplicação Money Tab, já que responde a um grande número de limitações que as outras apresentam nas suas versões gratuitas. O único factor negativo será mesmo a impossibilidade de gestão no browser, que é suprimido pela Toshl. Para quem não quer gastar dinheiro com as aplicações e quer uma que possibilite a introdução de várias receitas e despesas diariamente, então a aconselhada será a OWL Money Manager.
Existem muitas outras aplicações deste género, como a Expense Manager, a Money Manager ou a Meu Orçamento, mas na generalidade são todas parecidas, com mais ou menos as mesmas características; as aplicações gratuitas têm normalmente o mesmo problema, apresentam limitações estratégicas que levem à compra da versão PRO.
O que importa é que a aplicação escolhida responda às necessidades exigidas, que consiga perceber quais os consumos que mais lhe absorvem o orçamento e quais os que podem ser evitados ou reduzidos de forma a aumentar a poupança ao final do mês.
O uso deste tipo de aplicações ao início pode ser difícil de fazer, já que nem sempre estamos com o smartphone à mão quando fazemos uma despesa e algumas podem ficar esquecidas, podendo as contas não bater certo ao fim do dia. Basta criar o hábito de pedir factura a cada pagamento e à noite é só fazer as contas.
Tem hábito de fazer este registo das suas contas? Conhece ou utiliza outra aplicação?