Há vinte anos começou a Explosão da Era da Internet e, com ela surgiram imensas oportunidades prontas para serem agarradas.
A maioria das pessoas e empresas, que até então só comunicava através do telefone, do telemóvel ou fax, começou a utilizar o e-mail. Atrás do e-mail vieram as mensagens instantâneas que revolucionaram o modelo de conversação através da Internet. E mais recentemente nasceram várias redes sociais, que vieram redefinir o modo como as pessoas interagem e socializam online. Mas para que todas estas ferramentas pudessem ser utilizadas por todo o Mundo, alguém teve que as criar.
Certamente, sem cientistas, engenheiros e programadores nada do que foi acima referido teria sido criado. A programação está na essência de tudo aquilo que existe online, nos nossos computadores e nos nossos smartphones. Sem que linguagens de programação como C tivessem sido inventadas seria impossível o nascimento dos sistemas operativos tal como os conhecemos hoje.
Todos podemos tentar e ir mais além
De facto, com todas as ferramentas que temos ao nosso dispor atualmente, aprender a programar é algo que está ao alcance de todos. Desde miúdos a graúdos, todos podemos experimentar e sentir um leve sabor de tudo aquilo que está por detrás da cortina.
Aprender a programar pode e deve ser visto como uma forma de expressão. Aquilo que podemos alcançar através da programação é de tal forma vasto, que é impossível quantificar. Novas portas abrem-se, conhecemos outras pessoas e temos a oportunidade de causar um grande impacto na vida de milhares de pessoas que não conhecemos. Apenas é preciso força de vontade, determinação uma boa ideia e os recursos necessários.
Sem dúvida, aprender a programar não é só para jovens ou para quem esteja na faculdade. Pais, avós, tios, toda a gente pode aprender. Mesmo que não tenha quaisquer bases.
Quando se programa, não estamos apenas a teclar umas palavras sem sentido. Estamos, acima de tudo, a desenvolver um raciocínio lógico. Claro que é necessário compreender a sintaxe da linguagem de programação que estamos a utilizar; mas esse é um processo gradual, que se vai aprendendo à medida que exploramos, falhamos e voltamos a tentar.
Um testemunho mais pessoal…
Desde pequeno, a tecnologia sempre me intrigou. Cheguei a desmontar várias coisas (parti) para ver como eram feitas por dentro. Mexi e remexi e todos os dias surgiam, e continuam a surgir, novas questões para as quais desconheço a resposta. Pesquiso, investigo, experimento e finalmente encontro a resposta. Novas perguntas aparecem. É um ciclo sem fim.
Certo dia, estava a navegar numa daquelas expirais sem fim de vídeos no Youtube, quando a certa altura apareceu um vídeo que mostrava o percurso de um rapaz mais novo do que eu no mundo da programação.
Já tinha feito vários sites e criado aplicações para o iPhone. Quando o vídeo acabou, pensei para mim: “Se este rapaz consegue, eu também consigo. Só tenho que começar.” Após uma breve pesquisa, encontrei um site incrível chamado Codecademy e que, sem dúvida mudou a minha vida para sempre.
Foi lá que comecei a aprender Python e que indiretamente me mostrou que é no ramo da Informática e dos Computadores que quero trabalhar. Se não fosse o Codecademy, provavelmente não teria participado em concursos de programação ou desenvolvido uma aplicação sobre cientistas famosos para o Android, ou aprendido a programar em Java, ou C. Se não fosse o Codecademy não teria começado a estudar Algoritmos.
Apreder a Programar – Um desafio ao alcance de Todos
O Codecademy é um site na Web que fornece conteúdo gratuito e de qualidade para qualquer pessoa que queria aprender a programar. Para além de ter um design cuidado e agradável, torna-se um dos meus sites favoritos para aprender a programar devido à qualidade do ensino.
Quem experimentar o Codecademy não deve estar à espera de ter um professor a explicar como tudo se faz. Ler as notas que aparecem do lado esquerdo é tudo o que é preciso para completar o desafio.
“Learn by doing” é o modelo de ensino que o Codecademy segue. E para mim é o melhor. Não só aprendemos tudo aquilo que é necessário, como também “colocamos as mãos na massa”. Se errarmos voltamos a tentar. O Codecademy tem um fórum online disponível, onde é possível trocar impressões e colocar as nossas dúvidas.
No Codecademy é possível aprender a usar várias linguagens de programação. Além disso, é possível aprender a usar outro tipo de ferramentas como, por exemplo, Git ou a linha de comandos no Linux e no Mac.
Para começar a usar o Codecademy, basta criar uma conta no site, ou através da conta Google ou com a conta do Facebook. Se ainda não tem bases de Programação e quer começar, experimente Python. É uma linguagem com uma sintaxe bastante simples e depois lhe permite criar vários tipos de pequenos programas para explorar e continuar a aprender.
Conclusão
Sem dúvida, aprender a programar está ao alcance de todos. A idade não interessa. Desde que tenha vontade de explorar e de aprender mais, a programação deve ser o seu próximo passo. Não faltam recursos na Internet mas o meu site preferido é o Codecademy.
Steve Jobs disse: “Toda a gente neste país devia saber programar porque ensina a pensar”.
Saber Programar pode ser algo incrivelmente poderoso. Com um pouco de esforço, dedicação e gosto por Programar, todos nós podemos ser capazes de escrever código que talvez um dia, venha a fazer a diferença. Neste momento, o limite é apenas a nossa imaginação.