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Android Wear – Os motivos do sucesso

Se ainda não tinha ouvido falar do Android Wear, anda um pouco afastado do Pplware!

Temos falado nestes últimos dias sobre este novo SO que a Google lançou, exclusivamente, para relógios inteligentes e também no facto de aquilo que se tinha visto no MWC 2014 ser de facto realidade, este ano é dedicado aos dispositivos wearable.

Claro está que ainda é um pouco cedo para saber se a Google irá ter sucesso, mas conseguimos identificar alguns factores para que isso venha a acontecer.

A Experiência

Podemos dizer que o “primeiro” contacto que a Google teve com os dispositivos wearables foi com o Google Glass, um dispositivo que neste momento tem um futuro muito incerto, talvez condenado ao fracasso devido à crescente preocupação por parte da sociedade com a privacidade, para termos noção da dimensão do problema, nos EUA já existem locais onde a entrada com os Google Glasses está proibida.

Não obstante, temos de falar do Android, inicialmente lançado como um SO para “geeks” que alguns anos depois conseguiu ganhar (e de que maneira) um segmento de mercado gigantesco no que diz respeito a dispositivos móveis, e é daqui que podemos dizer que a Google tem toda a experiência e know-how sobre aquilo que os utilizadores pretendem num dispositivo móvel.

Parceiros

Como é sabido por todos, a Google não quer saber do hardware, simplesmente já existe quem o faça e bem, por esse motivo, porquê deixar o Android Wear eternamente associado a um fabricante e não fazer aquilo que fazem actualmente com o Android? Claro que temos a linha Nexus, mas esta ou será um capricho ou então a tentativa da Google em marcar passo naquilo que pretende a nível de hardware para o Android.

Tendo já uma boa reputação nos smartphones, não foi complicado atrair todos os grandes fabricantes para o projecto Android Wear. Samsung, HTC, LG, Asus e Motorola assumiram uma parceria com a Google, bem como com vários fabricantes de chips (com excepção da NVIDIA). Ao termos estes nomes tão sonantes envolvidos no projecto o sucesso é algo certo.

Desenvolvimento e Programadores

Ao contrário daquilo que fez a Samsung, com o lançamento do Gear sem suporte para a maioria do dispositivos e sem aplicações, a Google no preciso momento em que apresentava o Wear lançou também o SDK (kit de desenvolvimento de software).

Esta primeira versão do SDK tem como objectivo fazer com que “todas” as aplicações sejam compatíveis com o Wear assim que este for lançado no mercado (inteligente não?), inicialmente poderemos contar com a integração das notificações e pesquisas com o Google Now, o que não é assim tão mau, se pensarmos na concorrência.

Acredito que vamos ver aplicações desenvolvidas especificamente para o Wear, tal como acontece por exemplo com o Pebble, e também ROMs modificadas que irão elevar as potencialidades no Wear, claro está que o lançamento do SDK foi uma estratégia bem adoptada e que a comunidade gostou.

Design

Se formos analisar todos os relógios inteligentes disponíveis no mercado, a grande maioria falha no design tanto estético como conceptual… Termos um relógio que é preciso carregar a bateria todos os dias e em que o simples acto de mudar de ecrã com o deslizar do dedo se torna complicado é de facto algo que nos deixa frustrados e convence-nos a deixar o relógio na gaveta. Penso que aqui o Pebble consegue superar toda a concorrência, principalmente o novo modelo Pebble Steel… mas aqui sou um pouco suspeito!

Preço

Este é, sem dúvida, um dos factores que poderá ditar o sucesso do Android Wear.

Neste momento o preço dos smartwatches é um pouco elevado e talvez acima daquilo que a maioria das pessoas está disposta a pagar. Se a Google optar pela estratégia de introduzir os dispositivos Android Wear, na sua Play Store acredito que iremos ver os smartwatches mais espectaculares do mercado a um preço excepcional. Se o preço rondar os 150 e os 200€ poderemos então ver o boom destes dispositivos.

Ameaças

As principais ameaças a este tipo de dispositivos prendem-se essencialmente com design e autonomia, tal como já foi referido. Acredito porém que a Google e os seus parceiros tenham isto bem em mente e que não tenhamos de ter um carregador duplo para o telemóvel e o relógio.

A concorrência será, evidentemente, outro factor de ameaça. Há rumores de que a Apple vai lançar um “iWatch” e se o lançamento deste produto se concretizar, existe logo à partida um segmento de mercado já dominado e com uma “carteira” de fãs bastante grande, que não se importam de pagar por um produto da marca de Cupertino, mesmo se este for bem mais alto.

Tendo tudo isto em conta, é cedo, muito cedo para tirarmos conclusões e definirmos um vencedor nesta corrida aos “wearables”, mas a estratégia da Google até agora foi a melhor que vimos em todos os segmentos, marcando claramente o passo e o rumo para este novo segmento que é claramente a tendência de 2014.

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