Dias antes do MWC, a Opera Software havia deixado a informação que iria apresentar na feira o Opera mini para iPhone.
Como planeado, a Opera Software mostrou o seu poderoso novo browser. Segundo eles, este novo navegador para iPhone é seis vezes mais rápido que o browser nativo do iPhone o Safari sobre ligações Wi-Fi e sobre 3G. Já sob 2G (EDGE) consegue ser 5 vezes mais rápido, isto é notável!
Como a Apple actualmente não aceita browseres rivais na plataforma, a Opera ainda não submeteu o seu para a Apps Store, mas pretende fazê-lo algures no futuro:
“A aplicação foi submetida na App Store depois de meses de afinações para análise. Esperamos que a Apple permita o Opera Mini, não vemos razão para que eles não o façam”.
O browser não deverá colidir com as regras Apple da licença SDK, pois é um sistema cliente-servidor – Opera Mobile terá que correr nativamente (mau aos olhos da Apple), mas o Opera Mini não (por isso é bom). O Opera Mini usa um servidor proxy hospedado pela Opera Software que descasca o material pesado de páginas Web, tornando mais rápido a carregar em smartphones.
“Opera Mini dará aos utilizadores uma muito melhor experiência de navegação, especialmente em ligações lentas à Internet.”
Como podemos ver no vídeo, o Opera Mini, além da sua performance a carregar as páginas, mostra opções essenciais: separadores e sincronização de favoritos. Hoje em dia não podemos contar com esses recursos no iPhone. Mas, o que é mais interessante é que este browser ainda suporta o resumo completo da sessão, permitindo que o navegador seja reiniciado e aberto exactamente com a mesma sessão com que foi fechado.
A experiência adquirida no Opera, actualmente um dos melhores, se não mesmo o melhor browser no mercado, permite à Opera Software um desenvolvimento sustentado usando todo o poder de síntese e optimização dos elementos fornecidos ao carregar uma página web.