Pplware

OpenOffice.org deixa Oracle

OpenOffice.org passa a chamar-se LibreOffice

A comunidade OpenOffice vai mudar de nome e criar uma entidade independente para gerir a suite de produtividade, ao que muitos denominam de  “fork”. Como é sabido, a compra da Sun pela Oracle nunca foi pacifica e a comunidade responsável pelo projecto OpenOffice andava preocupada com o rumo do projecto. Assim, segundo comunicado, a comunidade OpenOffice.org desvincula-se da Oracle. Lembramos que  o OpenOffice foi originalmente criado e fortemente patrocinado pela Sun.

A nova entidade irá denominar-se The Document Foundation, que ficará com a responsabilidade de coordenar e supervisionar a nova marca LibreOffice (libreoffice.org), que tem por base o código do OpenOffice.

Em declarações à ComputerWorld, Charles H. Schulz, um dos membros da comunidade OpenOffice referiu que «a Oracle tratava a comunidade mais como parte de um problema do que como a solução»

O Press Release aponta já alguns apoios por parte de grupos de peso como por exemplo o Free Software Foundation, Open Source Initiative, Canonical, Red Hat, Novell, a fundação GNOME e a gigante Google

Uma vez que o nome OpenOffice é propriedade da Oracle, o código do projecto continua a ser livre. Nesse sentido, e de forma a harmonizar as relações, a Document Foundation solicitou à Oracle que faça parte também da fundação e lhes ofereça a marca OpenOffice, que já conta com dez anos.


Fonte: Press Release
Homepage: Libreoffice.org

Exit mobile version