As notícias de hoje dão como certa a saída a OnePlus e da OPPO da Europa, ou pelo menos de alguns países, devido às fracas margens de lucro nas regiões e aos custos de operação que têm crescido.
Foi o site chinês 36Krypton que avançou com a notícia de que a OPPO estaria de saída de alguns países da Europa, devido à fraca prestação nesses mercados, onde os lucros são cada vez menos e existe elevados custos de operação. A Counterpoint avança ainda que o ano de 2022 foi desastroso para a OPPO, com uma queda nas vendas de 39% no último trimestre desse ano.
Depois desta notícia, várias publicações surgiram dando indicação de que também outras empresas do grupo poderiam estar a seguir o mesmo caminho, nomeadamente a OnePlus e Realme. O leaker Max Jambor veio confirmar a notícia dizendo que a OPPO e a OnePlus iriam sair dos mercados da Alemanha, França, Reino Unido e Países Baixos.
I can confirm: OPPO and OnePlus are pulling out of Europe. First to leave are Germany, UK, France and Netherlands.
— Max Jambor (@MaxJmb) March 27, 2023
A OnePlus, em declaração ao site Android Authority referiu que:
A OnePlus não sairá da Europa nem do Reino Unido e mantém operações estáveis nos mercados locais. A OnePlus continuará a investir na Europa e a fornecer produtos e soluções mais inovadores para seus utilizadores.
Depois de um pedido de resposta, a OPPO disse ao Pplware que:
A OPPO e a OnePlus estão empenhadas em todos os mercados europeus existentes. Tivemos um grande início de 2023 com o lançamento bem-sucedido de vários produtos na Europa e temos uma linha de futuros produtos para o resto do ano. Como sempre, a OPPO e a OnePlus continuarão a fornecer os produtos mais inovadores e o melhor serviço aos utilizadores.
Perante os argumentos apresentados, sem grande fundamento, e olhando para os recentes lançamentos das duas empresas na Europa, incluindo a participação na feita MWC que aconteceu no mês passado em Barcelona, torna-se difícil explicar estas notícias de saídas “repentinas”.