Animais, plantas, fungos, micróbios, todos estão de alguma forma relacionados, mas como será essa ligação?
Um grupo de cientistas elaborou, pela primeira vez, uma árvore que relaciona todos os seres vivos ao longo do tempo, desde há mais de 3,5 mil milhões de anos.
A One Tree foi publicada esta sexta-feira na Proceedings of the National Academies of Sciences. Este projecto, nada mais é que um esquema que inclui cerca de 2,3 milhões de espécies conhecidas, desde animais, plantas, fungos e micróbios, que mostra as principais relações entre as diferentes espécies, traçando ainda a evolução de cada grupo individual de espécies desde há mais 3,5 mil milhões de anos.
Karen Cranston, da Universidade de Duke, refere que esta é a primeira tentativa real de ligar as espécies num único esquema, é como se a One Tree fosse a versão 1.0 daquilo que os cientistas pretendem alcançar.
This is the first real attempt to connect the dots and put it all together. Think of it as Version 1.0.
Tal como indicou um dos responsáveis pela elaboração da One Tree, esta é ainda a primeira versão da árvore de toda a vida, pelo que irá receber actualizações ao longo do tempo, recebendo certamente novas espécies que ainda estão a ser descobertas.
Fonte: Synthesis of phylogeny and taxonomy into a comprehensive tree of life Via: Phys.org