Pplware

Olli, o minibus autónomo, eléctrico e fabricado na impressora 3D

Está desenhado o futuro dos meios de transporte automóvel para esta próxima década. Veículos eléctricos, autónomos e de baixo custo. A acrescentar a estas características temos a Internet das Coisas (IoT), a ponte que ligará o ser humano aos veículos e às tecnologias que os controlam.

Dos veículos serem eléctricos já sabemos, como será o caminho a percorrer, da autonomia face ao controlo, também há já vários exemplos de como será a evolução… o baixo custo é que poderá passar por ter a impressão 3D ao serviço de tudo isto. Será viável?

Olli, a revolução começou

É discreto, com linhas sóbrias, compactas, desenhado para acomodar 12 pessoas e foi-lhe dado o nome de Olli. Os seus criadores têm a esperança que o projecto possa revolucionar o mundo do transporte. A ideia é oferecer a todos um transporte a baixo custo, com qualidade, a partir da sua app em qualquer altura e que este veículo os possa transportar para qualquer destino. Será um Uber mas eléctrico e sem condutor.

Além das vantagens inerentes ao que já foi referido, os criadores do Olli destacam outro ponto muito importante: grande parte das suas peças podem ser impressas nas impressoras 3D. Naturalmente há ainda passos a serem afinados e um primeiro objetivo a curto prazo é conseguir fabricar as peças, de um destes mini-autocarros, em 10 horas. Já a visão dos criadores a longo prazo é mais ambiciosa, pretendem ter centenas de “micro-fábricas” que possam produzir estes veículos em todo o mundo.

 

Olli, o veículo urbano

Este veículo está pensado para se adaptar ao meio urbano, a sua velocidade não passa dos 12 quilómetros, o que o afasta da circulação das auto-estradas. Contudo, quando o sistema estiver mais afinado, este poderá ter uma velocidade maior, para ser também um meio de transporte ágil.

A Local Motors, empresa que está por detrás do projecto, também assegura que Olli é projectado para interagir com os seus passageiros. Este veículo recorre à tecnologia disponibilizada pelo IBM Watson que irá melhorar substancialmente a compreensão dos pedidos e ter uma ampla gama de respostas às perguntas que poderão ser feitas pelos passageiros. O próprio sistema do Olli poderá fazer sugestões e dar dicas dos sítios por onde circulará.

 

E quando estará em testes efectivos?

O minibus Olli começará o seu teste em ambientes reais já neste verão. O local de início dos testes será um resort de Maryland, até porque a empresa afirma ter já vários acordos de outros sítios onde o Olli poderá já entrar em acção, como o condado de Miami, Las Vegas e até mesmo interessados na Dinamarca.

 

Washington Post

Exit mobile version